O vice-presidente José Alencar, 77, vai receber alta médica às 12h desta terça-feira do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia para retirada de tumores na região abdominal.

 

 

 

A cirurgia foi realizada no último dia 25 de janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o vice no sábado (7), acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia.

 

A visita durou cerca de uma hora e foi acompanhada pela equipe médica de Alencar, além da mulher do vice-presidente e seus dois filhos.

 

Alencar foi transferido na quinta-feira (5) da UCC (Unidade Crítica Coronariana) para um quarto do hospital.

 

Operação

O vice-presidente foi submetido pela primeira vez a uma operação de retirada de tumores aliada ao tratamento quimioterápico. O hospital informou que “foi feita a retirada de uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e de 2/3 do ureter. A retirada dessas porções se deve a estarem comprometidas pelo tumor”.

 

O hospital disse ainda que o “ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado, com a mesma função de ligar o rim à bexiga”. “A complexidade da cirurgia deveu-se, em parte, ao fato do vice-presidente possuir apenas o rim esquerdo.”

 

Além disso, os médicos aplicaram uma “quimioterapia hipertérmica”. “Nesse procedimento, após a cirurgia de retirada dos órgãos acometidos, um cateter foi introduzido na cavidade peritonial, por onde foi injetada uma solução quimioterápica”, diz o hospital.

 

Folha Online

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Os encantos de Paraty

Demorou, mas Paraty finalmente entrou para a seleta lista de patrimônios mundiais da Unesco. Após a recusa de 2009, a pequena cidade fluminense voltou a apresentar sua candidatura no ano…