Categorias: Brasil

Já são 195 mortos pelas chuvas no estado do Rio

PUBLICIDADE

De acordo com o último balanço divulgado hoje (9) pelo Corpo de Bombeiros, chega a 195 o número de mortos pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro. Destas mortes, são 115 em Niterói – cidade mais afetada -, 60 no Rio, 16 em São Gonçalo, uma em Petrópolis, uma em Paracambi, uma em Nilópolis e uma em Magé. Além das vítimas fatais, outras 161 pessoas ficaram feridas.

Segundo a Defesa Civil do Estado, são 6.001 pessoas desalojadas e 4.110 desabrigadas.

Foram recolhidas 5.790 toneladas de resíduos e lama por garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, continua pedindo que as pessoas permaneçam em casa se não houver necessidade de deslocamento. As aulas nas escolas estaduais e municipais vão ser retomadas hoje (8).
 

 

O temporal foi o maior dos últimos 44 anos

 

Voltou a chover forte em alguns pontos do Rio de Janeiro na manhã de hoje (7). O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, informou que já são 110 mortos em todo o Estado. Segundo o Corpo de Bombeiros ainda há mais de 60 desaparecidos. Além da capital, as mortes foram registradas em Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Nilópolis e Paracambi, na Baixada Fluminense.

Segundo os bombeiros, as buscas na comunidade Santa Maria, em Jacarepaguá, onde há desaparecidos, começaram pela manhã.

 

 

Das 17h de terça-feira (6) às 7h desta quarta-feira (7), a Defesa Civil recebeu 786 chamados, a maioria para desabamentos de imóveis, rachaduras, deslizamentos de barreiras e quedas de muros. O órgão interditou 180 imóveis e 2.134 pessoas estão desabrigadas no Rio.

O temporal foi o maior desde 1966, segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Naquele ano, o índice pluviométrico foi de 245 milímetros, enquanto que nas últimas chuvas o nível chegou a 288 milímetros. A chuva provocou pontos de alagamentos, deslizamentos de terras, quedas de árvores, deixando ruas submersas. A Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, um dos principais cartões-postais da cidade, transbordou.

Os aeroportos da cidade do Rio fecharam na segunda-feira à noite e só voltaram a operar na manhã de ontem (6). Passageiros foram alojados em hotéis. Nas estradas, a situação também foi complicada. As principais estradas de acesso ao Rio, como a Via Dutra, Linha Vermelha e Avenida Brasil registraram pontos de alagamento e retenções, sendo que a Ponte Rio-Niterói ficou fechada por mais de uma hora pela manhã.

Bairros ficaram sem luz. A Light chegou a recomendar que as pessoas não usassem os elevadores. A concessionária trabalha com 60% do efetivo para normalizar o fornecimento. Há ainda trechos de ruas de vários bairros sem energia.

O sistema de transporte público sofreu várias interrupções e muitas pessoas permaneceram até a madrugada de hoje nas ruas esperando para voltar para casa. Ao longo do dia, as barcas que unem o Rio a Niterói voltaram a operar normalmente, assim como os trens metropolitanos, que tiveram ramais suspenso. O metrô funciona com intervalos irregulares e os ônibus urbanos estão com a frota reduzida.

Por causa dos transtornos e dos inúmeros chamados de emergência, as autoridades recomendaram que as pessoas não saíssem de casa. O centro do Rio ficou vazio. Agências bancárias e lojas não abriram e serviços públicos funcionaram parcialmente. A Polícia Militar reforçou o policiamento em “pontos-chaves” para evitar assaltos a motoristas parados no trânsito.

Em um dos bairros mais afetados, o Maracanã, a Confederação Brasileira de Vôlei adiou o jogo da Superliga feminina, que seria realizado hoje no Ginásio do Maracanazinho. No Estádio do Maracanã, que hoje (7) recebe jogo da Taça Libertadores, a equipe limpa túneis de acesso ao campo, que ficaram alagados.

 

Diário do Vale

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024