A Paraíba o tempo todo  |

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

A partir da meia-noite de hoje (14), moradores das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. Pelos cálculos do Ministério de Minas e Energias, o fim do horário de verão significa uma mudança na rotina de cerca de 123 milhões de moradores dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, do Distrito Federal, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Em vigor desde o dia 18 de outubro, a medida permitiu ao país economizar cerca de R$ 4 bilhões, conforme divulgou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. De acordo com dados preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução da demanda por energia elétrica no horário de pico, das 18h às 20h, foi da ordem de 2 mil megawatts – sendo 1,5 mil megawatts nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste e 500 megawatts no Sul – o que representa uma diminuição entre 4% e 5% da demanda.

 

Em decreto publicado em setembro de 2008, o governo federal estabeleceu data fixa para o horário de verão já a partir desta edição, com início à zero hora do terceiro domingo de outubro e término à zero hora do terceiro domingo de fevereiro de cada ano. Se o dia do encerramento coincidir com o domingo de carnaval, o horário só deverá ser alterado no domingo seguinte.

 

Além de contribuir para evitar o aumento das tarifas, a medida, segundo o ministério, serve para aumentar a segurança e a confiabilidade operacional do sistema elétrico brasileiro durante os horários de pico, evitando o colapso do sistema e reduzindo assim a necessidade de investimentos contingenciais nos sistemas de geração e de transmissão de energia elétrica.

 

Os resultados finais do horário de verão devem ser divulgados na próxima reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), prevista para a primeira quinzena de março.

 

Agência Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe