Por pbagora.com.br

 A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas entrou em um acordo com as distribuidoras de filmes para mudar a data de estreias nos cinemas brasileiros. A partir de 13 de março, filmes entrarão em cartaz nacionalmente na quinta-feira, e não mais na sexta-feira.

Na prática, a ideia é incentivar o público a frequentar mais as salas num dia que era considerado mais fraco. No comunicado oficial, Paulo Lui, presidente da Feneec, diz que a mudança “pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia”. “Eles ganham mais um dia de boca a boca”, diz Lui.

Ainda não se sabe se os ingressos de quinta-feira passarão a custar o mesmo dos bilhetes de fim de semana, nos cinemas que hoje fazem essa distinção de preços de sexta a domingo.

Nos últimos 20 anos, os filmes têm estreado no Brasil às sextas, mas antes dos anos 1990 o circuito exibidor já trabalhava com as quintas-feiras como data de lançamento. Países como Alemanha, Rússia e Austrália lançam filmes às quintas, assim como Argentina, Peru, Bolívia e Chile, na América do Sul.

Omelete

Notícias relacionadas

Coletivos virtuais unem escritoras para valorizar obras escritas por mulheres

Mercado literário ainda tem predominância masculina Dos livros publicados por grandes editoras do país entre 1965 e 2014, 70% foram escritos por homens. Nos 115 anos de existência do prêmio…

Bolsonaro diz que eleitor que vota em Lula “merece sofrer”

Nesta segunda-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro declarou, durante contato com seus apoiadores no Palácio da Alvorada que aquelas pessoas que votam no ex-presidente Lula merecem sofrer. A justificativa dada…