Categorias: Brasil

Eventos sobre DF vão marcar 100 anos do diagnóstico da doença

PUBLICIDADE

Os coordenadores da ASPPAH, Dalmo Oliveira, Marcelo Cidalina e Zuma Nunes, participaram nesta quarta-feira, 14, de uma importante reunião na Secretaria de Saúde do Estado. Na pauta três eventos que vão tratar diretamente do avanço de cuidados às pessoas com a doença falciforme na Paraíba.

O primeiro deles é o Seminário Estadual de Saúde Integral da População Negra, que deve ocorrer nos próximos dias 3 e 4 de maio, provavelmente no Hotel Ouro branco, na capital paraibana. O evento é uma demanda do Conselho Estadual de Saúde e deve reunir cerca de 200 pessoas, entre usuários do SUS, gestores e profissionais da saúde para tratar de temas diretamente ligados à saúde dos afroparaibanos, especialmente doença falciforme, glaucoma, hipertensão arterial, saúde reprodutiva das mulheres entre outras patologias que acometem sobremaneira pessoas com ascendência africana.

Para o mês de junho, ainda sem data precisa, está sendo organizado um evento específico na área de feridas e úlceras, com a vinda do ortopedista Gildásio Daltro, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia e de outros especialistas. Daltro vem à Paraíba falar de suas experiências sobre o uso de células-tronco no tratamento de necrose da cabeça do fêmur e na cicatrização de feridas e úlceras de pernas de difícil cicatrização, comuns em pessoas com doença falciforme e diabetes.

“O médico baiano deverá examinar aqui pessoas com doença falciforme que estejam desenvolvendo, em fase inicial, a necrose no fêmur”, diz o jornalista Dalmo Oliveira, coordenador da ASPPAH, ele mesmo tendo passado pelo tratamento gênico há cerca de três meses em Salvador.

O grupo ainda decidiu agendar para julho um evento sobre a nova fase da triagem neonatal na rede estadual, para os servidores que lidam diretamente com o teste do pezinho. “É que a Paraíba finalmente ingressou na segunda fase do teste do pezinho, onde é feito o exame que detecta a anemia falciforme”, comenta Marcelo Cidalina, outro coordenador da entidade presente à reunião.

Lei municipal

A reunião contou ainda com a presença de assessores do vereador Bira (PSB), que deve apresentar à Câmara de João Pessoa, nas próximas semanas, um projeto de lei criando o Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. “O projeto visa dar respaldo legal e político para que a secretaria municipal de saúde ponha em funcionamento uma rede especial de atenção a essas pessoas na nossa capital, como já ocorre em Olinda, Recife e Salvador, por exemplo”, diz o pedagogo Zuma Nunes, também da coordenação da associação.

A reunião também mostrou que, se depender dos servidores municipais e estaduais comprometidos com os projetos da ASPPAH, em curto prazo a rede pública de saúde vai dar respostas mais rápidas e mais adequadas no tratamento desta doença, que pelo fato de atingir, majoritariamente, a população afrodescendente, continua com uma forte carga de invisibilidade na Paraíba.

 

Ascom

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026