Categorias: Brasil

Criança de 10 anos internou-se para fazer aborto

PUBLICIDADE

Menina vinha sendo abusada sexualmente pelo padrasto há 2 anos; a unidade é referência na rede pública estadual de saúde para os casos de aborto previstos em lei

A criança de que vinha sendo abusada sexualmente pelo padrasto nos últimos dois anos foi internada na tarde desta sexta-feira (9) no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada fazer um aborto legal.

A unidade é referência na rede pública estadual de saúde para os casos de aborto previstos em lei. O atendimento à criança está sendo prestado por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

“Não é um procedimento de risco, é um procedimento tranqüilo, é o que usamos conforme protocolo do Ministério da Saúde. A recuperação é tranqüila, por volta de 24h ou 48h a paciente é liberada”, informou Fátima Maia, diretora do Cisam.

O aborto é previsto em casos de estupro, como o dela. Ela e a mãe passaram a manhã quase toda no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

“Serão feitos os encaminhamento para ser realizado o procedimento e a gente vai acompanhar para que nenhum direito dessa menina seja violado”, declarou o conselheiro tutelar Eduarte Fabrício.

A advogada do Centro, Aline Tavares , disse que a menina, 10 anos, está recebendo assistência nas áreas jurídica, psicológica e social, e que a criança está muito abatida: “a criança se apresenta bastante fragilizada, com muita dificuldade de verbalização, de passar informações básicas, como o nome. A gente pede essa solidariedade por parte da sociedade e garantir a proteção dela”.

Os abusos sexuais aconteciam dentro de casa. A mãe, que é empregada doméstica, passa o dia fora de casa – momento que o padrasto aproveitava para cometer o crime. Ela foi identificada com gravidez de quatro meses, e os médicos não sabem informar se ela prejudicará a saúde da menor. A gravidez foi constatada na manhã da última quinta-feira (8), após uma ultrassonografia que foi realizada depois da criança reclamar de dores de estômago.

 

 

Pe360 graus

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024