Categorias: Brasil

Cresce dependência pela internet

PUBLICIDADE

Há cerca de três anos o Ambulatório dos Transtornos de Impulso do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo oferece tratamento a indivíduos dependentes de internet. Apesar da escassez de informações sobre o problema, o perfil das pessoas que buscam auxílio no local está surpreendendo pesquisadores e revelando um padrão diferente do esperado para este tipo de transtorno.

Um recente levantamento da empresa Ibope Nielsen Online apontou que o Brasil segue como líder mundial no tempo de navegação dos usuários. Para o coordenador do setor de Dependência em Internet do HC, o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, o recorde é preocupante. Segundo ele, lan-houses e programas de inclusão social estão criando uma situação diferente no País. “O espectro de influência da internet no Brasil está crescendo. Não sabemos o impacto social disso no futuro”, explica.

A faixa etária dos viciados em internet é muito ampla. O psicólogo relatou casos de pessoas com mais de 70 e menos de 10 anos que buscam auxílio no hospital. Ele disse que os mais velhos tendem a gastar muito tempo em redes sociais e comunicadores instantâneos, enquanto os mais jovens ficam dependentes de jogos. Ele ainda afirmou que é crescente o número de casos entre pessoas das classes C e D. “Existem lan-houses que cobram dois reais por até seis horas de conexão. Muitos estão descobrindo a internet agora.”

Abreu também explicou que o tempo de navegação não é um fator determinante para diagnosticar a dependência. Segundo ele, os casos mais graves se caracterizam por uma “progressiva troca da vivência real pela virtual”. O psicólogo, que classificou alguns dos pedidos de ajuda como “chocantes”, contou o caso de um adolescente que ficou quase dois anos sem sair de casa e só foi levado ao ambulatório após a mãe prometer a compra de um novo teclado.

Um dos objetivos do programa de tratamento do Ambulatório de Transtornos de Impulsos é promover a tomada de consciência do dependente. A ideia é devolver aos pacientes a perspectiva do controle e da auto-regulação no uso da rede.

A experiência, que começou em 2006 com um grupo de adultos, está com inscrições abertas para a segunda turma de adolescentes. No site do programa é possível realizar um teste para verificar se você é um usuário abusivo de internet.

globo.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: Defesa Civil mapeia pontos de alagamento para apontar solução definitiva do problema

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) está realizando o mapeamento dos pontos…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Mulher é assassinada a facadas em Patos em plena luz do dia; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca na manhã desta quarta-feira (8) no município…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Cagepa doará 10 mil copos de água potável semanalmente para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação emergencial provocada pelas intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024