A Paraíba o tempo todo  |

Cariri oriental paraibano terá rotas turísticas

Há três anos, o Cariri ocidental paraibano se desenvolveu no turismo cultural mais do que qualquer região no Estado. Isso foi notado na imprensa e nas próprias cidades, que melhoraram a infra-estrutura de hospedagem e alimentação.

Há três anos, o Cariri ocidental paraibano se desenvolveu no turismo cultural mais do que qualquer região no Estado. Isso foi notado na imprensa e nas próprias cidades, que melhoraram a infra-estrutura de hospedagem e alimentação. Agora é a vez da consolidação do território completo, através de ações que ampliem a oferta turística. Esse é o tema do Encontro da Gestão da Cultura e Turismo do Cariri, na próxima terça-feira, dia 3, no Sebrae de Campina Grande.

No Oriente, o Cariri tem, pelo menos, cinco atrativos turísticos que poderão atrair visitantes, segundo a gestora do projeto do Sebrae, Rosa Maria Correia. O cânion de Barra de Santana e a Pedra do Altar de Alcantil são belezas ainda inexploradas por um fluxo turístico planejado. Além disso, as festas populares do leite nos municípios da bacia leiteira, eventos do segmento do tomate de Barra de São Miguel e a semana santa de Riacho de Santo Antônio, são outros pontos.

“A idéia é trabalharmos com visão de mercado, cobrando políticas públicas para a auto-sustentabilidade do turismo e da cultura no território. Depois da melhoria na infra-estrutura turística do Cariri ocidental, onde resgatamos a cultura e o orgulho de ser caririzeiro de forma compartilhada, pretendemos alcançar o território por inteiro”, explicou Rosa Maria.

O objetivo do encontro é reunir os gestores públicos e seus assessores para se discutir uma forma de trabalho em conjunto. “Convidamos todos os gestores do Cariri e esperamos que eles tragam propostas para que possamos começar o ano com um planejamento digno de uma região que tem muitas riquezas naturais e gente acolhedora”, enfatizou a gestora.

O projeto – No terceiro ano de atuação, o projeto tocado pelo Sebrae e parceiros, já colheu ótimos frutos. Uma das iniciativas foi a fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, na cidade de São João do Cariri. O Fórum de Turismo e Cultura do Cariri, a Associação Sanfônica (Orquestra Sanfônica do Cariri), a criação da Associação de Turismo Rural do Cariri e a implementação do Roteiro Cariri – um tributo a você! foram outras ações conjuntas.

PROGRAMAÇÃO
9h00 – recepção com a Jazz Band de Boqueirão;
9h20 – confraternização com grupo de teatro Heureca;
9h40 – abertura do evento – João Alberto Miranda Leite, gerente da unidade Campina;
9h50 – apresentação projeto Turismo Histórico e Cultural do Cariri (2006 – 2008) – Rosa Maria;
10h10 – Fórum de Cultura e Turismo da Região do Cariri – Maria Doralice Torreão;
10h30 – Projeto Roteiros Turísticos Cariri (2009 – 2011) – Rosa Maria;
11h00 – Café – “Cariri de todos os Sons” – apresentação de forró do grupo Heureca;
11h20 – Plano de Desenvolvimento do Turismo do Cariri – Arnaldo Júnior (SETDE);
12h10 – Agenda dos Municípios – gestores municipais;
13h30 – Encaminhamentos;
13h40 – Almoço.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe