Relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes das Nações Unidas aponta um crescimento no abuso de drogas e uma “generalizada prescrição excessiva de estimulantes sujeitos a fiscalização”. De acordo com o órgão, o Brasil evolui na legislação sobre o comércio de substâncias psicotrópicas, mas o consumo continua sendo alto.
“Observa-se uma boa evolução, mas a Junta segue preocupada porque o abuso dessas substâncias aumentou consideravelmente no Brasil”, diz o texto. O relatório ainda aponta um alto desvio de medicamentos com substâncias controladas que vão parar em mercados ilícitos, e que esse tipo de crime vem aumentando.
De acordo com a Junta, o País não oferece analgésicos a base de ópio distribuídos legalmente e em quantidade suficiente para a população que necessita, mas o mercado ilegal, ao contrário, está bem abastecido. “Apesar de continuarem fazendo apreensões, a quantidade apreendida continua sendo pequena”, diz o relatório.
A junta elogia a mudança na lei antidrogas, feita em 2006, que permite aos usuários penas alternativas à prisão, como o internamento. No entanto, cobra mais ação do governo para oferecer tratamento. “A Junta considera a nova lei um feito positivo e insta o governo que preste serviços adequados como parte do esforço para fazer frente ao problema cada vez mais grave de dependência de drogas”, diz o relatório.
estadao.com.br
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…
A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…
O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…
A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…
A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…