Categorias: Brasil

Após Câmara, CCJ do Senado aprova convite a Glenn para falar sobre conversas vazadas

PUBLICIDADE

O depoimento será à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que aprovou nesta quarta-feira (3) um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). No dia 25 de junho, ele prestou esclarecimentos na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

O convite relata expressamente que Greenwald será chamado a “prestar informações sobre fatos revelados que vem causando repercussão nacional e internacional, sobre troca de mensagens, por meio do aplicativo Telegram, entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da república Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato”.

Na terça-feira, Moro foi à CCJ da Câmara dar explicações sobre as supostas mensagens trocadas via Telegram quando era juiz federal, responsável pelas ações da Lava Jato de Curitiba. Essa foi a segunda vez que o ministro prestou esclarecimentos, já que esteve na CCJ do Senado, no final de junho.

O texto de Randolfe justifica o convite a Glenn apontando que o conteúdo atribuído revela “possível condução e interferência” nas apurações da operação.

“O material apresentado traz enorme preocupação no que diz respeito a uma possível condução e interferência pessoal de juízes e procuradores, que vão na contramão do princípio da imparcialidade, que sempre deve balizar a conduta dos membros do Ministério Público e do Poder Judiciário”, diz a justificativa do requerimento.

Por fim, o senador do Amapá cita ameaças ao jornalista dos Estados Unidos. “O jornalista Glenn Greenwald vem sofrendo publicamente ataques de diversos setores do governo”, segue o texto. “Logo, a presença do autor dessas impactantes reportagens a esta Comissão de Constituição e Justiça é fundamental para o esclarecimento de um assunto que vem trazendo enorme
repercussão para o país. É a oportunidade para que traga as explicações que considere necessárias à sociedade brasileira.”

Yahoo Notícias

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Volta a chover forte em Porto Alegre-RS e equipes de buscas suspendem resgates com barcos

Coma volta da chuva e vento forte, a prefeitura de Porto Alegre orientou que sejam…

8 de maio de 2024

Embora siga dialogando com a oposição, Inácio Falcão garante que é pré-candidato a prefeito de Campina Grande

O deputado estadual Inácio Falcão, do PCdoB, garantiu que é pré-candidato à Prefeitura de Campina…

8 de maio de 2024

Requerimento que converteu convocação de secretária do Estado em ‘convite’, na ALPB, constou na Ordem do Dia e oposição votou favorável; OUÇA

Embora os deputados estaduais da bancada de oposição tenham ficado surpresos com a ausência da…

8 de maio de 2024

Em JP, pontos de coleta são disponibilizados para ajudar população do Rio Grande do Sul; saiba onde

Com o objetivo de arrecadar donativos e ajudar as famílias que sofrem com as enchentes,…

8 de maio de 2024

Bairros de JP ficam sem água nesta quinta-feira; saiba quais

Um serviço de interligação de tubulação vai interromper o abastecimento de água nos bairros Manaíra,…

8 de maio de 2024

Detran-PB divulga relação de selecionados do Programa Habilitação Social na 1ª chamada

O Governo da Paraíba, por meio do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e…

8 de maio de 2024