Categorias: Saúde

Zoonoses ministra curso sobre Leishmaniose para os Agentes de Vigilância Ambiental

PUBLICIDADE

 O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando um curso para atualização sobre os cuidados e controle da leishmaniose e bons tratos com animais. O curso é voltado aos Agentes de Vigilância Ambiental do município, já que eles lidam diretamente com a população.

De acordo com gerente do Centro, Nilton Guedes, o curso é uma oportunidade de esclarecer dúvidas dos agentes e instruí-los como proceder ao se depararem com animais possivelmente infectados.

“Através do conhecimento é que iremos prestar um melhor serviço. Nossos profissionais estão sendo capacitados para prestar um melhor serviço para toda a população,” comentou Nilton Guedes.

A agente ambiental de saúde do distrito III, Janielle Carneiro está participando da atualização e comenta sobre sua importância. “Vai facilitar meu trabalho já que vou poder esclarecer melhor as duvidas da população e até identificar com mais segurança casos de leishmaniose”, disse a agente.

Nesta quinta-feira (22) aconteceu a primeira parte do curso, com palestras e uma mesa redonda para discussão do tema e retirada de dúvidas. A segunda parte consistirá na parte prática, onde os agentes poderão conhecer a rotina e funcionamento do Cvaz antes de serem encaminhados ao contato com a população.

“Com a atualização desses agentes vamos ter um maior conhecimento sobre os casos de infestação. Os agentes são nosso principal elo com a população e é através das informações passadas por eles que podemos realizar melhor nosso trabalho” comentou o médico veterinário do Centro, Marcelino Xavier.

Leishmaniose canina- É uma doença mortal e de fácil diagnóstico, pois um cão pode estar infectado e não mostrar sintomas exteriores. Mesmo sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das seis maiores epidemias de origem parasitária do mundo, focos de leishmaniose visceral canina continuam a se expandir pelo mundo.

No homem, a doença tem sua evolução longa, que pode durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano. Provoca febre irregular e prolongada, anemia, indisposição, palidez da pele e ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso, e inchaço do abdômen, devido ao aumento do fígado e do baço.

Transmissão – A transmissão da leishmaniose visceral acontece quando fêmeas de insetos flebotomíneos infectados (conhecidos como mosquito palha ou asa-dura) picam cães ou outros animais contaminados e depois picam o homem, levando o protozoário para a corrente sanguínea humana. No homem, a doença ataca vários órgãos internos, principalmente o fígado e o baço.

A rede municipal fornece exame gratuito à população através da GVAZ. Como se trata de uma doença de risco à saúde pública, além da demanda passiva, quando o usuário leva o animal na unidade para fazer o exame, é feito o controle por meio de demanda ativa nas áreas que tenham a presença flebótomo, inseto transmissor da doença. O cão é considerado o principal reservatório doméstico.



Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024