Você sabia? Há 15 milhões de brasileiros com algum tipo de doença reumática

PUBLICIDADE

O reumatismo não é uma doença, é um termo popular e genérico que designa um grupo de mais de 120 tipos de doenças diferentes em manifestações e formas de tratamento. Ele se refere a um grupo de doenças que acometem articulações, ossos, tendões e músculos, além do sistema imunológico. Podem aparecer em outros órgãos, como rins e coração, e acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Para falar sobre esse tema e dar dicas de diagnóstico e tratamento foram ouvidas as reumatologistas Anna Luisa Andrade e Thaysa Simões.

Segundo Anna Luisa, o reumatismo pode ser artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (conhecida popularmente como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge até 60% da população), febre reumática, osteoporose e por aí vai. Diante do crescente número de diagnósticos por doenças reumáticas, o dia 30 de outubro foi fixado como a data dedicada à Luta Nacional Contra o Reumatismo. O objetivo é conscientizar a população contra ideias erradas e mesmo preconceitos que envolvem essas doenças. Por exemplo: reumatismo é doença de velho.

Ainda de acordo com Anna Luisa Andrade existem as doenças reumáticas imunomediadas, ou seja, uma ação anormal do corpo em que há a produção de anticorpos que agem contra as células do próprio organismo. “Esses anticorpos são produzidos e agem não apenas contra cartilagens, tendões, ligamentos e músculos, mas também em qualquer parte do corpo como cabelo, coração, rins e pulmão”. Segundo ela, quem tem predisposição genética para ter algum tipo de doença reumática imunomediada pode acelerar esse aparecimento com a exposição a algum gatilho ambiental como infecção, estresse e radiação ultravioleta.

Para a reumatologistaThaysa Simões é importante entender que reumatismo é um termo genérico, que envolve mais de 200 doenças, sejam elas inflamatórias, degenerativas, auto-imunes, metabólicas, genéticas, entre outras. Nestes casos se procura o médico reumatologista. Já no caso de doenças traumáticas, o paciente precisa passar com um médico ortopedista. “Um ponto em comum nas doenças tratadas pelos reumatologista é a presença de dor como sintoma, que podem levar a deformidades e limitações se essas doenças não forem tratadas”, afirmou.

Diagnóstico e tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), é preciso procurar ajuda médica. Pode ser uma doença reumática. O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e cortisona).

Algumas condições, como a artrite psoríaca, a artrite reativa e a artrite reumatoide, requerem tratamentos específicos, seguidos pelos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde (MS).
Por isso, é fundamental a combinação de serviços de saúde da atenção básica com os serviços de outros especialistas da Rede de Atenção à Saúde.

Principais sintomas

– Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;

– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;

– Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;

– Dores ao esticar os braços sobre a cabeça;

– Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Patrícia Abravanel, o SBT News e os reflexos de um país dividido

Silvio Santos se foi do nosso convívio, mas deixou muitos legados. Um dos maiores foi,…

15 de dezembro de 2025

Cícero Lucena nega boatos sobre desistência de candidatura e alerta para fakenews: “A prática da mentira”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), negou nesta segunda-feira (16), os boatos sobre…

15 de dezembro de 2025

Câmara de Cabedelo dá posse a Edvaldo Neto como prefeito interino: “Não haverá caça às bruxas”

A Câmara Municipal de Cabedelo realizou na tarde desta segunda-feira (15) sessão solene para dar…

15 de dezembro de 2025

OUÇA – “Aconteceu uma injustiça comigo”, afirma vereador Márcio Silva, de Cabedelo, após ter mandato cassado pelo TRE-PB

O vereador do município de Cabedelo, Márcio Silva, afirmou ter sido vítima de injustiça após…

15 de dezembro de 2025

Em nota, André Coutinho diz respeitar decisão do TRE-PB, mas afirma sentir “profundo sentimento de injustiça”; LEIA!

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), afirmou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira…

15 de dezembro de 2025

Aguinaldo reitera articulação para trazer Ruy Carneiro para base: “A gente conversa muito”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou, nesta segunda-feira, que vai atuar diretamente para viabilizar…

15 de dezembro de 2025