A Paraíba o tempo todo  |

Você sabia? Há 15 milhões de brasileiros com algum tipo de doença reumática

O reumatismo não é uma doença, é um termo popular e genérico que designa um grupo de mais de 120 tipos de doenças diferentes em manifestações e formas de tratamento. Ele se refere a um grupo de doenças que acometem articulações, ossos, tendões e músculos, além do sistema imunológico. Podem aparecer em outros órgãos, como rins e coração, e acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Para falar sobre esse tema e dar dicas de diagnóstico e tratamento foram ouvidas as reumatologistas Anna Luisa Andrade e Thaysa Simões.

Segundo Anna Luisa, o reumatismo pode ser artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (conhecida popularmente como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge até 60% da população), febre reumática, osteoporose e por aí vai. Diante do crescente número de diagnósticos por doenças reumáticas, o dia 30 de outubro foi fixado como a data dedicada à Luta Nacional Contra o Reumatismo. O objetivo é conscientizar a população contra ideias erradas e mesmo preconceitos que envolvem essas doenças. Por exemplo: reumatismo é doença de velho.

Ainda de acordo com Anna Luisa Andrade existem as doenças reumáticas imunomediadas, ou seja, uma ação anormal do corpo em que há a produção de anticorpos que agem contra as células do próprio organismo. “Esses anticorpos são produzidos e agem não apenas contra cartilagens, tendões, ligamentos e músculos, mas também em qualquer parte do corpo como cabelo, coração, rins e pulmão”. Segundo ela, quem tem predisposição genética para ter algum tipo de doença reumática imunomediada pode acelerar esse aparecimento com a exposição a algum gatilho ambiental como infecção, estresse e radiação ultravioleta.

Para a reumatologistaThaysa Simões é importante entender que reumatismo é um termo genérico, que envolve mais de 200 doenças, sejam elas inflamatórias, degenerativas, auto-imunes, metabólicas, genéticas, entre outras. Nestes casos se procura o médico reumatologista. Já no caso de doenças traumáticas, o paciente precisa passar com um médico ortopedista. “Um ponto em comum nas doenças tratadas pelos reumatologista é a presença de dor como sintoma, que podem levar a deformidades e limitações se essas doenças não forem tratadas”, afirmou.

Diagnóstico e tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), é preciso procurar ajuda médica. Pode ser uma doença reumática. O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e cortisona).

Algumas condições, como a artrite psoríaca, a artrite reativa e a artrite reumatoide, requerem tratamentos específicos, seguidos pelos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde (MS).
Por isso, é fundamental a combinação de serviços de saúde da atenção básica com os serviços de outros especialistas da Rede de Atenção à Saúde.

Principais sintomas

– Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;

– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;

– Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;

– Dores ao esticar os braços sobre a cabeça;

– Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe