A Paraíba o tempo todo  |

Você sabe o que é nomofobia? Saiba como identificar, prevenir ou tratar

Você já ouviu falar em nomofobia? Essa fobia está relacionada ao uso de aparelhos eletrônicos, ou seja, as pessoas que possuem essa síndrome passam mal quando estão longe do seu celular, por exemplo.

Mas, calma não é porque você tem um pequeno vício em tecnologia que já pode ser diagnosticado com a nomofobia, afinal essa dependência digital está atrelada a sensações de taquicardia, irritabilidade, e até mesmo de pânico, caso a pessoa esteja sem seus aparelhos eletrônicos.

A tendência ainda é que esse problema avance, pois o crescimento do acesso à tecnologia tem sido maior até mesmo que o acesso ao saneamento básico, e pelo menos 90% dos jovens possuem celular.

Sem falar que, ele tem se tornando cada vez mais indispensável na vida das pessoas, tanto para trabalho, quanto para estudo, e até mesmo para as relações pessoais.

Então, diante da grande participação da tecnologia na vida das pessoas hoje em dia, ficou curioso para saber mais sobre o que é a nomofobia, e como é possível tratá-la? Confira o nosso post, e saiba mais.

O que é nomofobia?

A nomofobia é uma fobia considerada dos tempos modernos, pois a mesma nada mais é do que uma sensação de angústia e ansiedade provocada pela incapacidade de acesso à tecnologia.

Por exemplo, uma pessoa que possui essa dependência digital, tende a ter sérias reações, como aceleração do batimento cardíaco, e aumento da produção de suor, quando percebe que não está portando o seu smartphone.

Muitas dessas pessoas relatam que pelo fato de passarem mal por estarem sem celular, precisam estar com o mesmo a todo momento, pois caso ocorra alguma situação como essa, elas não poderiam se comunicar com ninguém para pedir ajuda.

No entanto, essa é apenas uma desculpa para essas pessoas portarem os aparelhos eletrônicos o tempo inteiro, pois as mesmas não conseguem passar muito tempo sem verificar as mensagens do celular, são incapazes de desligar o telefone, e ainda sentem abstinência quando estão longe do objeto.

Por isso, em casos como esses, o ideal é que seja procurado um tratamento terapêutico para tratar esse mal.

Quais os malefícios proporcionados pela nomofobia?

A nomofobia afeta bastante a vida de quem a possui, pois dificulta o processo de concentração, já que o nomofóbico tende a querer acessar o celular a todo momento.

Então, jovens que são estudantes possuem dificuldade em aprender, e os adultos diminuem a sua produtividade no trabalho, por conta da falta de foco quando estão realizando as suas atividades.

Mas, não é só o âmbito profissional que essa dependência digital tem afetado, pois, o uso incessante da tecnologia faz com que os indivíduos tenham problemas em suas relações pessoais, pois ficam cada vez mais distantes das pessoas reais, e vão em busca de relacionar-se virtualmente.

Tratamento para nomofobia

O principal tratamento para nomofobia, chama-se terapia, pois é importante que o profissional avalie quais são as causas que estão levando o indivíduo a ter um extremo vício em tecnologia, para conseguir tratá-lo da maneira correta. Entre em contato com um de nossos psicólogos para obter mais informações.

 

Redação com Veja

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe