A Paraíba o tempo todo  |

Vítimas de quedas lideram atendimentos no período natalino na PB

O período natalino foi marcado por muitas ocorrências de quedas, que superaram, inclusive, os acidentes de moto, conforme boletim divulgado pelos Hospitais de Trauma de Campina Grande e João Pessoa.

EM JOÃO PESSOA

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou, durante o fim de semana, 547 atendimentos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 74 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da quinta-feira (24) até às 23h59 desse domingo (27).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 145 casos, superando acidente de motocicletas (125).

Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (51), trauma (22), pancada (10), atropelamento (14), agressão física (10), acidente de automóvel (13), arma de fogo (11), corte (oito), arma branca (dois), queimadura (11), acidente de bicicleta (10) e choque (um). As demais ocorrências foram clínicas com destaque para Acidente Vascular Cerebral (19) e Acidente Vascular (nove).

O bairro de Valentina lidera os atendimentos com 24 entradas, seguido por Mangabeira (22), Gramame (19), Cristo (14) e Mandacaru (11). Já em relação aos municípios, lidera Santa Rita (34), Bayeux (19), Conde (12), Alhandra (11) e Guarabira (10).

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

EM CAMPINA GRANDE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 758 pacientes e realizou 92 procedimentos cirúrgicos, durante o período natalino (24 a 27.12). O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da quinta-feira (24) até as primeiras horas desta segunda-feira (28). As vítimas de quedas foram as que receberam o maior número dos atendimentos.

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, dos 758 atendimentos, 156 foram para vítimas de queda, superando os casos de acidentes de moto (135). Outros casos registrados foram acidentes de automóvel (15), agressão física (oito), vítimas de projéteis de arma de fogo (quatro), arma branca (oito), atropelamentos (três) e acidentes com bicicleta (16). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

De acordo com relatório, o município de Campina Grande registrou 66 acidentes de motos nesse fim de semana, seguido por Ingá (seis), Caraúbas (quatro), Esperança (quatro) e Itatuba (quatro).

O Trauma-CG disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe