Foto: Arquivo
A Vigilância Sanitária de João Pessoa esclarece uma falsa informação que tem circulado, mais uma vez, em seu nome nas redes sociais sobre a suposta orientação para adicionar sal e cloro em ralos de residências como forma de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O órgão reforça que, além de ser uma informação incorreta, a medida não é eficaz no combate ao mosquito.
De acordo com Victor Viana, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, a recomendação de colocar sal e cloro nos ralos internos das casas é enganosa. “Essa mesma informação circulou nas redes sociais ano passado e novamente estamos esclarecendo que, além de ser ineficiente no combate ao Aedes aegypti, essa medida ainda pode causar reações químicas indesejadas e danos à saúde”, destacou.
Em João Pessoa, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses são coordenadas pela Vigilância Ambiental e Zoonoses com a eliminação de focos e criadouros do mosquito, reforço dos cuidados preventivos nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias, além de um trabalho conjunto com a Atenção Primária e unidades de saúde para promover essas ações cada vez mais perto da população.
Mesmo com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o cuidado por parte da população é de extrema importância na prevenção contra o mosquito, a exemplo de limpeza dos quintais, vedação das caixas d’água, limpeza dos vasos de plantas e calhas. Também é essencial receber os agentes de endemias para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Aviator continuou ocupando a primeira posição entre os crash games no mês de agosto…
A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…