A Paraíba vai abrigar o segundo cativeiro do Nordeste para a reintrodução do peixe- boi marinho na natureza. O Estado, que possui no Litoral Norte a Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, terá nesse novo espaço o tratamento adequado para possibilitar que os animais ganhem condições adequadas e sejam reintroduzidos ao meio ambiente. A previsão para a conclusão da obra do cativeiro é até o final de abril deste ano, segundo a coordenação do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho.
O médico veterinário e pesquisador João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental –, comentou que o cativeiro será de extrema importância para a conservação da espécie no País.
“Dentro da estratégia nacional de conservação do peixe-boi marinho, estão previstas as reintroduções dos espécimes que encalharam e posteriormente foram reabilitadas. Atualmente, no Nordeste, só existe uma estrutura semelhante a esta que estamos construindo, que está localizada em Alagoas. Este cativeiro da Barra do Rio Mamanguape vai então agregar e otimizar os esforços em prol da soltura dos animais no Nordeste brasileiro. Uma vez construído o cativeiro, daremos maior celeridade a este processo de reintegração de peixes-bois aos ambientes naturais”, frisou João Carlos Gomes Borges.
Vanessa Araújo Ribeiro, médica veterinária do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, também comentou que o local poderá no futuro ser visitado por turistas, logo após a efetivação de um projeto voltado para o turismo de observação, pois já está sendo montada uma torre de observação para pesquisadores e uma plataforma para o público.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…