A Paraíba o tempo todo  |

Vereadora Dona Fátima debate na CMCG uso medicinal de cannabis para produção de medicamentos

A vereadora Maria de Fátima Melo Silva (Podemos), participou ontem na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), da Audiência Pública com o objetivo de debater sobre a política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e a distribuição gratuita dos medicamentos prescritos à base da planta inteira ou de seus componentes isolados nas unidades de saúde no âmbito do município de Campina Grande.

Com forte atuação na saúde, a vereadora ressaltou que o assunto é complexo e exige a necessidade de utilizar do bom senso e da razão para tomar uma decisão. Ela observou que a Audiência Pública foi uma oportunidade para os parlamentares e médicos debaterem com informações seguras, o uso medicinal da planta na saúde pública como forma de salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A exemplo de outros vereadores, Dona Fátima ressaltou que a audiência pública também teve a importância de diferenciar o tema da legalização das drogas, o qual ela se posiciona contra. A discussão segundo a vereadora é sobre com o uso da cannabis para fins medicinais.

Dona Fátima fez menção a boa representação da Mesa e parabenizou a propositura do vereador Waldeny Santana, que segundo ela, traz um tema importante que já deveria ter vindo à Casa.

A vereadora também disse que teve a oportunidade de conhecer a Erco Brasil e que conheceu pacientes que tomam o óleo, com uma melhora significativa na qualidade de vida. “Independentemente de cor partidária é preciso que todos abracem essa causa”, concluiu.

Durante a Audiência Pública, o médico neurologista, disse que a discussão é no âmbito medicinal, uma vez que como médico, ele não prescreve a cannabis recreativa. Informou ainda que a cannabis foi criminalizada na década de 60 e 70, mas mesmo assim, os estudos continuaram em alguns centros, onde foi começado a ser isolado essa molécula e hoje retornam com as discussões. Outros especialistas também debateram o tema.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe