A Paraíba o tempo todo  |

Verão: especialistas alertam sobre cuidados com a pele

Muito se fala dos cuidados com a pele sob a exposição à luz solar no verão — e com razão. Mas, em tempos de confinamento, é preciso chamar atenção também para as ameaças que incidem sobre a pele em ambientes fechados. Os dermatologistas são taxativos: é indispensável o uso de protetor solar até dentro de casa, pois mesmo a luz dos celulares pode causar danos à pele. Vendo essa situação as dermatologistas Esther Palitot e Mayara Nascimento dão dicas de como proteger a pela neste verão com pandemia.

Aparelhos como celulares, TVs e computadores também lançam a chamada luz visível, termo que abrange toda luz que podemos ver a olho nu. Para a dermatologista Mayara Nascimento, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pandemia nos deixou mais expostos à claridade irradiada por equipamentos eletrônicos. “Já se sabia que esse tipo de luz está muito relacionado ao envelhecimento precoce da pele e ao surgimento de manchas. Mais recentemente, no início de 2019, um grande estudo comprovou que ele também está associado ao surgimento de câncer de pele. Além de usar o protetor solar por 100% do tempo, é preciso hidratar a nossa pele com a ingestão de líquidos e uso de hidratantes. No verão, nossa pele e nosso cabelo também tendem a ficar bastante ressecados”, diz a especialista.

A especialista alerta ainda para o uso excessivo de álcool gel sob o sol da estação, outro perigo para a pele ocasionado pela pandemia. A combinação entre álcool e calor pode ser muito arriscada, lembra ela. Uma paciente sua chegou a ter uma queimadura significativa após passar um pouco do produto na mão e em seguida ir cozinhar.

“Devido às altas temperaturas, é muito comum o aumento do suor e oleosidade da pele, podendo desencadear ou agravar essas doenças em decorrência do excesso de calor. A insolação pode ocasionar tonturas e vômitos. Por isso, deve-se respeitar os horários indicados ao banho de sol. Quem tem animais domésticos, deve manter o remédio de verme sempre em dia e recolher suas fezes em locais públicos”, comentou Esther Palitot.

A demertologista recomenda, ainda, cuidado redobrado no manuseio de frutas cítricas quando estiver exposta ao sol. “O mais prudente é evitar as frutas cítricas, principalmente o limão, pois elas liberam uma substância que em contato com a luz solar provoca queimaduras na pele”, alertou. Em relação aos cuidados com a pele, recomenda-se o uso de hidratante e filtro solar apropriados para a idade e tipo de pele. É preciso evitar a exposição excessiva ao sol e, em horários inadequados, ingerir bastante líquido, além de utilizar acessórios que ajudem na proteção, como chapéu, óculos de sol e roupas leves.

Confira mais dicas das dermatologistas:
USE PROTETOR SOLAR
O uso do protetor é indispensável, seja dentro ou fora de casa. O produto deve ter um fator de proteção solar (FPS) maior que 30 — se for menor, a proteção é insuficiente. Se estiver fora de casa, reaplique o protetor a cada três horas ou a cada mergulho, sem limpar a aplicação anterior. Se estiver em casa, basta aplicar uma vez de manhã e outra à tarde.

FIQUE ATENTO ÀS MEDIDAS
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a distribuição de protetor solar pelo corpo deve ser feita da seguinte maneira: uma colher de chá para a região do rosto, cabeça e pescoço; uma colher de chá para cada braço; duas colheres de chá para o tronco e para as costas; e duas colheres de chá para cada perna. Não se esqueça de passar o protetor na orelha, onde são comuns casos de câncer de pele.

MÁSCARA NÃO PROTEGE
Se tiver de sair para trabalhar, passe o protetor solar em todo o rosto, mesmo nas regiões que ficarão cobertas pela máscara facial. A razão disso é que, ao contrário do que muita gente pensa, o item oferece proteção insuficiente. Segundo Mayara Nascimento, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a máscara tem um FPS de apenas 6, muito abaixo do mínimo para evitar o câncer de pele.

HIDRATE-SE
No verão, nossa pele também fica ressecada. Por isso, é necessário beber muito líquido, como água e sucos, além de usar hidratantes para a pele e para o cabelo. Também é recomendável o uso de produtos que contenham antioxidantes na composição, para combater o efeito oxidativo da radiação na pele. Não se esqueça de usar o protetor labial.

CONSIDERE PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS
Existem no mercado produtos como hidratantes, cremes anti-idade e outros itens cosméticos que contêm fator de proteção solar. Se tiver condições, considere comprá-los. Embora não substituam o protetor solar, eles ajudam na garantia de saúde para a pele.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe