Categorias: Saúde

‘Vacinou é gol’: Campanha deve imunizar 317 mil crianças

‘Vacinou é gol’: Campanha deve imunizar 317 mil crianças contra a pólio

A abertura oficial do ‘Dia D’ acontecerá no complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, às 8h30

‘Vacinou é gol’. Com essa chamada, todo o país deve se mobilizar, neste sábado (12), para manter a poliomielite erradicada. Os estados e municípios realizam o ‘Dia D contra a Pólio’, com o objetivo de vacinar, ao mesmo tempo, o maior número de crianças menores de 5 anos. Na Paraíba, a meta é imunizar, no mínimo, 95% dos 317.982 paraibanos nesta faixa etária. A Campanha de Multivacinação Infantil foi iniciada, na última segunda-feira, na zona rural e, até esta quinta, a Paraíba era o estado do Nordeste que mais tinha imunizado – 9.892 crianças. O Estado tem uma razão a mais para alcançar a meta, porque o último caso de pólio do País aconteceu aqui. Felizmente, a criança Deivson Rodrigues Gonçalves se curou e, hoje, aos 22 anos, deixa um recado aos pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos. “Esta vacina é muito importante. Eu escapei sem sequelas, mas outras pessoas não tiveram a mesma sorte. Minha mãe acreditou e lutou durante quatro meses para eu voltar a andar. No meu caso, acredito que foi um milagre, mas as pessoas não devem contar com milagres, porque tem a vacina aí para proteger”, disse Deivson, que teve pólio com um ano de idade.

Abertura oficial – Este é o 30º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 21º ano sem a doença no país. A abertura oficial do ‘Dia D’ no Estado acontecerá no complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, às 8h30. O coordenador estadual da Imunização, Walter Albuquerque, lembrou que em 1980, foram realizadas as duas primeiras etapas da Campanha Nacional de Vacinação e que, já no ano seguinte, observou-se uma redução no número de casos da doença. Ele explicou que o desafio é obter a homogeneidade de coberturas vacinais adequadas, iguais ou superiores a 95%, em todos os municípios brasileiros, pois só assim a Paraíba e o Brasil conseguirão manter erradicada a pólio e a circulação do poliovírus selvagem.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode apresentar viremia, com invasão do sistema nervoso central e ataque às células motoras. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características: flacidez muscular.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde 400 mil doses da vacina oral e distribuiu a todos os 223 municípios paraibanos. Neste sábado, estarão abertos 1.412 postos fixos e volantes em todo o Estado. A campanha mobilizará 5.250 profissionais de saúde.

Outras vacinas – Além da vacina anti-pólio (Sabin oral), estarão disponíveis nos postos as vacinas Tetra, Hepatite B, Rotavírus e DTP e a Pneumo 10. A vacina contra a poliomielite é contra-indicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida e em corticosteróides por mais de duas semanas. O coordenador de Imunização da SES lembrou que os pais ou responsáveis não devem esquecer de levar o cartão de vacina.

 

Assessoria
 

Últimas notícias

Carnaval da Paz: fé une prefeito e vice-governador em Campina Grande, apesar das divergências políticas

O Carnaval em Campina Grande teve início, nessa quinta-feira (12), marcado por um gesto simbólico…

13 de fevereiro de 2026

“Cenário será outro”, alerta Hervázio sobre Léo na PMJP e saída de João Azevêdo do Governo no mês de abril

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Hervázio Bezerra afirmou…

13 de fevereiro de 2026

Integrante de organização criminosa foragido da Justiça é preso com motocicleta roubada na grande JP

Um homem acusado de participar de uma organização criminosa, usar documentos falsos, realizar roubo majorado,…

13 de fevereiro de 2026

Dois homens são presos com carro roubado após troca de tiros com a polícia

A Polícia Militar prendeu dois suspeitos, na noite dessa quinta-feira (12), após interceptar um carro…

13 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro avalia que suposta saída de Jhony Bezerra da base não abala representação do Governo em Campina Grande

Após as declarações do ex-secretário de Saúde, Jhony Bezerra (Avante), que sugeriu estar sendo "empurrado…

13 de fevereiro de 2026

João Azevedo evita polemizar postagem de Jhony sobre lealdade: “Sigam cada um seus caminhos”

Após o ex-secretário de Saúde e presidente estadual do Avante, Jhony Bezerra, publicar um forte…

13 de fevereiro de 2026