‘Vacinou é gol’: Campanha deve imunizar 317 mil crianças contra a pólio
A abertura oficial do ‘Dia D’ acontecerá no complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, às 8h30
‘Vacinou é gol’. Com essa chamada, todo o país deve se mobilizar, neste sábado (12), para manter a poliomielite erradicada. Os estados e municípios realizam o ‘Dia D contra a Pólio’, com o objetivo de vacinar, ao mesmo tempo, o maior número de crianças menores de 5 anos. Na Paraíba, a meta é imunizar, no mínimo, 95% dos 317.982 paraibanos nesta faixa etária. A Campanha de Multivacinação Infantil foi iniciada, na última segunda-feira, na zona rural e, até esta quinta, a Paraíba era o estado do Nordeste que mais tinha imunizado – 9.892 crianças. O Estado tem uma razão a mais para alcançar a meta, porque o último caso de pólio do País aconteceu aqui. Felizmente, a criança Deivson Rodrigues Gonçalves se curou e, hoje, aos 22 anos, deixa um recado aos pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos. “Esta vacina é muito importante. Eu escapei sem sequelas, mas outras pessoas não tiveram a mesma sorte. Minha mãe acreditou e lutou durante quatro meses para eu voltar a andar. No meu caso, acredito que foi um milagre, mas as pessoas não devem contar com milagres, porque tem a vacina aí para proteger”, disse Deivson, que teve pólio com um ano de idade.
Abertura oficial – Este é o 30º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 21º ano sem a doença no país. A abertura oficial do ‘Dia D’ no Estado acontecerá no complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, às 8h30. O coordenador estadual da Imunização, Walter Albuquerque, lembrou que em 1980, foram realizadas as duas primeiras etapas da Campanha Nacional de Vacinação e que, já no ano seguinte, observou-se uma redução no número de casos da doença. Ele explicou que o desafio é obter a homogeneidade de coberturas vacinais adequadas, iguais ou superiores a 95%, em todos os municípios brasileiros, pois só assim a Paraíba e o Brasil conseguirão manter erradicada a pólio e a circulação do poliovírus selvagem.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode apresentar viremia, com invasão do sistema nervoso central e ataque às células motoras. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características: flacidez muscular.
O Estado recebeu do Ministério da Saúde 400 mil doses da vacina oral e distribuiu a todos os 223 municípios paraibanos. Neste sábado, estarão abertos 1.412 postos fixos e volantes em todo o Estado. A campanha mobilizará 5.250 profissionais de saúde.
Outras vacinas – Além da vacina anti-pólio (Sabin oral), estarão disponíveis nos postos as vacinas Tetra, Hepatite B, Rotavírus e DTP e a Pneumo 10. A vacina contra a poliomielite é contra-indicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida e em corticosteróides por mais de duas semanas. O coordenador de Imunização da SES lembrou que os pais ou responsáveis não devem esquecer de levar o cartão de vacina.
Assessoria
O Carnaval em Campina Grande teve início, nessa quinta-feira (12), marcado por um gesto simbólico…
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Hervázio Bezerra afirmou…
Um homem acusado de participar de uma organização criminosa, usar documentos falsos, realizar roubo majorado,…
A Polícia Militar prendeu dois suspeitos, na noite dessa quinta-feira (12), após interceptar um carro…
Após as declarações do ex-secretário de Saúde, Jhony Bezerra (Avante), que sugeriu estar sendo "empurrado…
Após o ex-secretário de Saúde e presidente estadual do Avante, Jhony Bezerra, publicar um forte…