Categorias: Saúde

Vacinação contra pólio e sarampo na Paraíba ultrapassa média nacional

PUBLICIDADE

 A cobertura vacinal contra pólio e sarampo na Paraíba ultrapassou a média nacional. A campanha foi encerrada oficialmente no dia 31 de dezembro, mas o Estado segue com as atividades. Até o momento, a Paraíba vacinou 97,1% (254.397 doses aplicadas) do público alvo contra pólio e 94,96% (221.794 doses aplicadas) contra sarampo, enquanto o Brasil atingiu 93,62% e 88,86%, respectivamente. A meta a ser alcançada é de 95% e, sendo assim, o Estado superou na cobertura da pólio e tem apenas 0,04% para atingir a média da vacinação de sarampo.

 

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PB), Edson Lira, o prazo para alimentação do sistema com números das doses que já foram aplicadas foi finalizado na última sexta-feira, dia 16. O enfermeiro informou, ainda, que a SES-PB aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. “Até então, 53 municípios paraibanos não atingiram suas respectivas metas de cobertura vacinal. Já fizemos a solicitação de reabertura do sistema para que possamos compilar os dados das doses aplicadas e não registradas”, disse.

 

A meta de vacinar contra a pólio, em todo Estado, 262.008 crianças com idade entre seis meses e cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) foi superada. O Núcleo de Imunização da SES anseia que o sistema seja reaberto para que a meta de vacinação contra sarampo seja atingida. “A busca em atingir a meta de vacinar 233.567 crianças de um a cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) continua. Faltam apenas 0,04% para conseguirmos. A reabertura do sistema certamente seria fundamental para chegamos na meta de 95%”, pontuou.

 

Entre 2013 e 2014, foram registrados 596 casos de sarampo no país, com maior concentração nos estados do Ceará (365) e Pernambuco (224). Quanto à poliomielite, desde 1990 não são registrados casos no país. Por conta disso, em 1994 o Brasil recebeu da OPAS a Certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem, juntamente com os demais países das Américas.

 

Poliomielite – A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

 

Sintomas – Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos. Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.

 

Sarampo – O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de aproximadamente 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. É uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.



Sintomas – Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

 

Diagnóstico – É feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Caixa adia sorteio da Mega da Virada para amanhã; o valor subiu para R$ 1,09 bilhão

A Caixa informou que o sorteio da Mega da Virada 2025 foi adiado para esta…

31 de dezembro de 2025

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025