Foto: Kleide Teixeira / Secom-JP
A campanha de vacinação contra a gripe segue ativa em João Pessoa até o dia 31 de maio, com foco nas pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta da Prefeitura é alcançar 90% de cobertura vacinal, com a aplicação de doses que protegem contra o vírus da Influenza. Durante o ‘Dia D’ da campanha, realizado no último sábado (10) foram aplicadas 7.262 doses, incluindo atualizações de cadernetas de vacinação. Somente nos pontos móveis, cerca de duas mil pessoas foram vacinadas.
A imunização contra a gripe é considerada a forma mais eficaz de prevenção, especialmente nos períodos de maior circulação do vírus. A vacina reduz o risco de complicações, internações e mortes, especialmente em pessoas com maior vulnerabilidade. A partir deste ano, a vacina contra Influenza passou a integrar o calendário nacional de vacinação para crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. Além disso, trabalhadores dos Correios foram incluídos no grupo prioritário. A novidade de 2025 é que a vacina agora está disponível durante todo o ano para esses públicos.
Entre os que podem se vacinar estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo urbano e de longa distância, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Além da vacinação contra a gripe, a rede municipal também está intensificando a imunização contra o HPV. Até o dia 17 de junho, a campanha foi ampliada para jovens de 15 a 19 anos. O público regular atendido continua sendo meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas entre 9 e 45 anos que fazem parte de grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual e usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV). A vacinação também é indicada para pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir dos 2 anos de idade.
A vacinação está sendo oferecida em diversos locais. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs), o atendimento ocorre das 7h às 11h e das 12h às 16h, com aplicação de vacinas do calendário de rotina e das campanhas contra dengue (para adolescentes de 10 a 14 anos), Influenza (crianças menores de 6 anos e grupos prioritários), Covid-19 (crianças menores de 5 anos e grupos prioritários) e HPV (para pessoas de 9 a 19 anos). A USF Integrada de Cruz das Armas também está vacinando contra Covid-19 nesses mesmos horários.
Nas Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização, o funcionamento é das 8h às 16h, com as mesmas vacinas disponíveis. Já em pontos móveis como o Home Center Ferreira Costa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Nos shoppings Sul e Tambiá, o horário de vacinação é das 12h às 21h nos dias úteis e das 10h às 16h (Sul) ou das 9h às 16h (Tambiá) aos sábados.
Para pessoas acamadas, há a opção da vacinação domiciliar, que pode ser agendada pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
Redação com assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assinou as portarias de nomeação de 57 Agentes…
Entrevistada nesta quinta-feira (8) no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, a deputada Cida…
O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), avaliou como positiva a manifestação realizada na…
O novo concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai oferecer 39 vagas…
O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, promove durante o mês de janeiro a…
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou carta de demissão ao presidente Lula…