Categorias: Saúde

Vacinação contra Influenza segue até 31 de maio para grupos prioritários em JP

PUBLICIDADE

A campanha de vacinação contra a gripe segue ativa em João Pessoa até o dia 31 de maio, com foco nas pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta da Prefeitura é alcançar 90% de cobertura vacinal, com a aplicação de doses que protegem contra o vírus da Influenza. Durante o ‘Dia D’ da campanha, realizado no último sábado (10) foram aplicadas 7.262 doses, incluindo atualizações de cadernetas de vacinação. Somente nos pontos móveis, cerca de duas mil pessoas foram vacinadas.

A imunização contra a gripe é considerada a forma mais eficaz de prevenção, especialmente nos períodos de maior circulação do vírus. A vacina reduz o risco de complicações, internações e mortes, especialmente em pessoas com maior vulnerabilidade. A partir deste ano, a vacina contra Influenza passou a integrar o calendário nacional de vacinação para crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. Além disso, trabalhadores dos Correios foram incluídos no grupo prioritário. A novidade de 2025 é que a vacina agora está disponível durante todo o ano para esses públicos.

Entre os que podem se vacinar estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo urbano e de longa distância, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Além da vacinação contra a gripe, a rede municipal também está intensificando a imunização contra o HPV. Até o dia 17 de junho, a campanha foi ampliada para jovens de 15 a 19 anos. O público regular atendido continua sendo meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas entre 9 e 45 anos que fazem parte de grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual e usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV). A vacinação também é indicada para pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir dos 2 anos de idade.

A vacinação está sendo oferecida em diversos locais. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs), o atendimento ocorre das 7h às 11h e das 12h às 16h, com aplicação de vacinas do calendário de rotina e das campanhas contra dengue (para adolescentes de 10 a 14 anos), Influenza (crianças menores de 6 anos e grupos prioritários), Covid-19 (crianças menores de 5 anos e grupos prioritários) e HPV (para pessoas de 9 a 19 anos). A USF Integrada de Cruz das Armas também está vacinando contra Covid-19 nesses mesmos horários.

Nas Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização, o funcionamento é das 8h às 16h, com as mesmas vacinas disponíveis. Já em pontos móveis como o Home Center Ferreira Costa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Nos shoppings Sul e Tambiá, o horário de vacinação é das 12h às 21h nos dias úteis e das 10h às 16h (Sul) ou das 9h às 16h (Tambiá) aos sábados.

Para pessoas acamadas, há a opção da vacinação domiciliar, que pode ser agendada pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025