Categorias: Saúde

Vacinação contra gripe tem inicio na segunda

PUBLICIDADE

A campanha estadual de vacinação contra a influenza terá inicio na próxima segunda-feira, dia 20, tendo como meta imunizar mais de 400 mil pessoas com 60 anos ou mais contra o vírus da gripe. Com o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ultimando os preparativos para a campanha que contará com a participação de 5.420 profissionais distribuídos em 1.723 postos de trabalho.

A SES está disponibilizando 450 mil doses da vacina e a estimativa é imunizar cerca de 80% das 410.140 pessoas, público alvo da campanha. Uma grande mobilização estadual, conhecida como “Dia D”, será realizada no dia 25.

O secretário estadual de Saúde, José Maria de França, lembra a população que além da vacina contra a Influenza (gripe), o Governo do Estado também disponibilizará as vacinas DT (difteria e tétano) e a Pneumocócica (contra 23 tipos de bactérias que provocam a pneumonia). Esta última será aplicada especialmente nas pessoas idosas que estejam em casas de repouso, asilos ou hospitais.

A gripe ainda é um dos processos infecciosos de maior morbi-mortalidade no mundo, e os idosos são alvo de sérias complicações dessa vilã, tais como: pneumonias, exacerbação de doença pulmonar (efizema, entre outras) ou cardíaca crônica que poderão ocasionar o óbito.

Saiba mais
A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório. É causada pelo vírus da Influenza, transmitida de pessoa a pessoa, através das vias aéreas superiores, por gotículas que saem no ato da fala, espirros ou ao tossir. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar.

As epidemias de gripe são mais freqüentes entre os meses de maio e setembro. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para evitar a doença e principalmente suas complicações ainda é a vacinação.

Para o ato da vacinação, os idosos devem levar o cartão de vacina a fim de atualizá-lo. A única contra-indicação é para as pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha.

Em caso de dúvida, a população deverá procurar a Secretaria Estadual de Saúde na avenida Pedro II na capital, ou ligar para os seguintes telefones: 3218.7383, 3218.7388 ou 3218.7458.
 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da Câmara Federal, Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral

Ao fazer o balanço de 2025, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),…

24 de dezembro de 2025

André Coutinho, Ricardo Barbosa e Walber Virgolino divulgam foto e movimentam bastidores da política em Cabedelo

Uma foto publicada nas redes sociais pelos ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (Avante), pelo presidente…

24 de dezembro de 2025

Conta de luz começa 2026 com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra em janeiro

O início de 2026 trará um alívio direto para o bolso dos consumidores. A tarifa…

24 de dezembro de 2025

Diário Oficial confirma reajuste do salário mínimo para R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), traz o Decreto nº 12.797 , assinado pelo presidente…

24 de dezembro de 2025

Defesa, meio de campo e ataque: Botafogo anuncia chegada de quatro reforços para temporada 2026

Nesta véspera de Natal (24), o Botafogo-PB resolver presentear a torcida com o anuncio da…

24 de dezembro de 2025

Mais uma cidade da Paraíba tem situação de emergência reconhecida por conta da estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu,…

24 de dezembro de 2025