Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Governo da Paraíba adiou a vacinação da febre aftosa. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a vacinação aconteceria entre os dias 1º a 31 de maio. Agora, o novo período para realizar a vacinação é de 1º a 30 de junho de 2020. De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).

O objetivo do adiamento é resguardar a saúde do produtor rural e garantir a eficácia da cobertura vacinal, fazendo com que a Paraíba esteja cada vez mais perto da categoria “livre de febre aftosa sem vacinação”.

Com um rebanho bovino superior a 1 milhão de cabeças de gado, desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho. Por esse destaque, a Paraíba ostenta, desde 2014, o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A meta é que, até 2021, o a Paraíba consiga o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB tem 3ª maior taxa de cumprimento do distanciamento social no Nordeste

Uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mostra que a Paraíba tem a terceira maior taxa de população que cumpre medidas de distanciamento social durante a pandemia de…

PMCG promove dia D de vacinação para motoristas de táxi, moto e transporte escolar

A Prefeitura de Campina Grande realizará nesta terça-feira, 26, na sede da STTP, uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para taxistas, mototaxistas e motoristas de transporte escolar cadastrados,…