Categorias: Saúde

Vacina Mpox chega a João Pessoa e é destinada para pessoas com HIV/Aids

PUBLICIDADE

O município de João Pessoa recebeu nesta semana, do Ministério da Saúde, doses da vacina contra Mpox, que será destinada para pessoas vivendo com HIV/Aids. A vacinação é uma das principais estratégias para controle de propagação da doença, especialmente a transmissão pessoa a pessoa. Na Rede Municipal de Saúde a referência para vacinação desse público é o Serviço de Assistência Especializada – Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), localizado no anexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe.

As doses são indicadas para pessoas que vivem com HIV/Aids que estejam com a contagem de CD4 menor que 200, cadastradas e assistidas nos serviços de referência onde já realizam o acompanhamento. O protocolo consiste que, o próprio serviço direcionará esses usuários já cadastrados para realização da vacinação conforme exame e marcação. O esquema preventivo é composto de duas doses com intervalo de quatro semanas (28 dias) entre as doses.

“Esse é mais um cuidado que o SUS disponibiliza por meio da vacinação. Essa proteção é destinada as pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença. Em nível individual, a vacinação não deve substituir as demais medidas de proteção conhecidas”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. Recentemente o SUS ampliou também a vacina que protege contra hepatite aos usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP), que é o tratamento de prevenção ao HIV.

Dados de Mpox – De acordo com dados do eSUS Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), no Estado da Paraíba, desde a confirmação do primeiro caso de Mpox – em 6 de abril de 2022, até o presente momento, foram notificados 888 casos suspeitos da doença na Paraíba, dos quais 130 foram confirmados, sendo 109 no ano de 2022; um em 2023; 19 em 2024 e um em 2025. Nenhum caso evoluiu para óbito.

Os casos confirmados estão distribuídos em 12 municípios: João Pessoa (94), Cabedelo (13), Campina Grande (8), Bayeux (5), Conde (2), Mari (2), Barra de São Miguel (1) Logradouro (1), Mamanguape (1), Manaíra (1), Patos (1) e São Bento (1).

A análise do perfil epidemiológico revela uma predominância de casos em indivíduos do sexo masculino, que representam 84,6% do total. Em relação à faixa etária, os homens entre 30 a 39 anos (35%) e de 20 a 29 anos (25%), foram os mais acometidos.

O que é Mpox- Doença viral transmitida de pessoa para pessoa, que apresenta como sinais: cansaço, febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas, bolhas ou feridas na pele. Em caso de suspeita da doença, é muito importante procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar o contato com outras pessoas.

A transmissão da Mpox ocorre por contato (beijos, abraços, relação sexual), com secreções infectadas das vias respiratórias, feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada e também com o compartilhamento de objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

SAE-CTA – É um serviço de saúde que realiza ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis. O atendimento é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste, a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe multiprofissional capacitada que orientará sobre resultado final do exame, independente de que seja positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o usuário é acompanhado no ambulatório da própria unidade.

Além dos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, o serviço também disponibiliza à população: cauterização química em lesões externas de HPV; atendimento médico especializado de infectologia, urologia; proctologia; ginecologia e psiquiatria; atendimento psicológico para pessoas que vivem com HIV/AIDS; escuta qualificada com equipe multiprofissional; sala de vacina (hepatite B, DT, HPV e Influenza); coleta de sangue; administração de medicamentos (tratamento para IST com penicilina e ceftriaxona); dispensação de medicamentos para as IST/HIV e programa de Tabagismo; PreP – Profilaxia pré-exposição ao HIV; pólo de regulação para as pessoas que vivem com HIV assistidos na unidade; e dispensação de preservativo interno e externo e gel.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Espingardas, munições e drogas são apreendidas pela PM durante ações em JP

Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…

14 de dezembro de 2025

Ministro Camilo Santana cumpre dois dias de compromissos na PB e entrega benefícios em CG, João Pessoa e Bayeux

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…

14 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

14 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

14 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

14 de dezembro de 2025

Romero Rodrigues reafirma voto em Veneziano, mas mantém indefinição sobre disputa ao Governo da Paraíba

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) voltou a declarar, nesta sexta-feira (12), que mantém seu…

14 de dezembro de 2025