A Paraíba o tempo todo  |

Vacina contra a gripe A feita no Brasil só em 2010

A vacina para combater a influenza A (H1N1) – gripe suína – no Brasil só será produzida pela Instituto Butantan a partir de 2010. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, negou que a ausência de uma vacina ainda para este ano se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus ao Butantan.

A vacina, segundo Guimarães, irá combater uma “eventual segunda onda” da pandemia no Brasil, prevista pelo ministério para o próximo inverno. “A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave.”, avaliou.

O secretário reforçou que as pessoas que apresentam sintomas gripais devem se precaver procurando atendimento médico em postos de saúde e ambulatórios. “Apenas os que tiverem um agravamento [do quadro clínico] serão encaminhados para hospitais de referência”, disse.

O Brasil já teve 11 mortes confirmadas e registrra 1.175 casos.

UE decide em outubro quem vacinar

Ministros da Saúde da União Europeia devem reunir-se no início de outubro para decidir quem será vacinado no combate à gripe A H1N1.

A comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, afirmou que a vacina deverá estar pronta para distribuição em setembro.

Androulla Vassiliou considerou suficiente a vacinação apenas dos grupos de risco e disse que a estimativa da Comissão Europeia é que estes grupos representem um total de 60 milhões de pessoas.

A Organização Mundial de Saúde anunciou sexta-feira (17) que vai deixar de contar os casos individuais de infecção pelo vírus da gripe A H1N1, embora continue a acompanhar a evolução da pandemia.

O último balanço da OMS registrou 95.000 casos e 429 mortes, em todo o mundo.

UOL, com Agência Brasil e Lusa

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe