Categorias: Saúde

Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas

PUBLICIDADE

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) possibilitará, a produtores e autoridades sanitárias, identificar e mensurar o uso de agroquímicos – em especial pesticidas e fungicidas – nas frutas e legumes consumidos no país.

Segundo pesquisadores, a técnica poderá ser usada também para checar se os produtos enviados ao exterior estão em conformidade com a legislação estrangeira no que se refere a agrotóxicos.

O orientador da tese, professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explica que a técnica permite, também, evitar “as discrepâncias entre a quantidade sugerida nos rótulos de agrotóxicos e a quantidade suficiente para que o agroquímico exerça sua função. Em geral, eles sugerem uma quantidade maior do que a necessária, com o objetivo de aumentar seus lucros”, justificou o professor.

Desenvolvida em parceria com a Louisiana State University (EUA), a técnica foi usada, inicialmente, para identificar o nível de penetração do fungicida imazalil em maçãs.

“Constatamos que a substância penetra além da casca da fruta, atingindo em pouco tempo suas estruturas internas, o que pode prejudicar a saúde do consumidor, mesmo que a casca seja lavada”, disse à Agência Brasil o orientador do estudo.

Molécula não é degradada pela luz

“Ao contrário do que é dito nas especificações do fungicida, sua molécula não é degradada pela luz e, com isso, acaba penetrando na fruta”, acrescentou, referindo-se especificamente ao imazalil, utilizado para inibir o desenvolvimento de fungos, postergando o apodrecimento do produto.

Contatada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Maça (ABPM) informou que este fungicida não é usado nos produtos nacionais.

“O ingrediente ativo Imazalil, apesar de estar registrado para uso em pós-colheita, não é utilizado na cultura da maçã no Brasil. Ademais, segundo relatório da Anvisa, publicado em 2016, de 764 amostras enviadas para análise de resíduos, apenas 0,65% ou 5 amostras detectaram a presença de resíduos de Imazali”, explica o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.

Ele acrescenta que, para fazer o levantamento, a Anvisa coleta amostras na gôndolas de supermercados, o que inclui maçãs nacionais e importadas. “Portanto, relacionamos a detecção da substância em 5 amostras à fruta importada”, afirmou. Segundo Moisés Albuquerque, de cada 10 maçãs consumidas no Brasil, 9 foram produzidas em solo brasileiro.

A Agência Brasil confirmou que as maçãs usadas no estudo da UFG não foram produzidas no Brasil. “Usamos, no estudo em parceria com a universidade norte-americana, maças comercializadas naquele país para avaliar como se dá a penetração de pesticidas em frutas. Trata-se de um estudo piloto no sentido de identificarmos maneiras mais fáceis de avaliar a penetração de fungicidas em frutas e legumes”, disse Boniek Gontijo.

“Apesar de o Brasil não fazer uso deste fungicida, a técnica desenvolvida permite desenvolvermos métodos sobre a aplicação de outros pesticidas, fungicidas ou agroquímicos em outros hortifrutis. Inclusive, já estamos trabalhando com tomate em uma abordagem similar”, acrescentou.

 

Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agênc

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

MPPB confirma confissão de ex-secretário em caso do assassinato do vereador Peron Filho, de Jacaraú

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) confirmou nesta terça-feira (16) que o ex-secretário de Transportes…

16 de dezembro de 2025

ALPB vota nesta quarta-feira a LOA 2026 com mais de R$ 182 milhões em emendas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nesta quarta-feira (17) a votação do projeto da…

16 de dezembro de 2025

Ricardo Barbosa admite intenção de disputar eleição suplementar em Cabedelo: “Colocar meu nome à disposição do povo”

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), confirmou que pretende disputar a…

16 de dezembro de 2025

Gervásio descarta retorno ao MDB e reafirma permanência no PSB e na base de João Azevêdo

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) afirmou, em entrevista nesta terça-feira (16), que permanecerá filiado…

16 de dezembro de 2025

Mulher grávida fica ferida em incêndio acidental causado por criança em JP

Uma mulher grávida de três meses ficou ferida em um incêndio acidental registrado na noite…

16 de dezembro de 2025

Walber diz que Cabo Gilberto concentra comando do PL e avalia migração para Novo ou União

O Partido Liberal (PL) na Paraíba vive um momento de instabilidade interna. Deputados estaduais da…

16 de dezembro de 2025