Duzentos e sete municípios da Paraíba serão contemplados com 359 combos de equipamentos destinados a qualificar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em investimento que soma R$ 67,2 milhões. A iniciativa integra o pacote do PAC Saúde 2025, com recursos do Ministério da Saúde, e vai beneficiar aproximadamente 3,9 milhões de paraibanos.
A ação faz parte de uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que prevê a compra de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil municípios em todo o país. A aquisição ocorrerá por meio de licitação pública. A abertura das propostas está marcada para 18 de agosto no portal de Compras do Governo Federal.
De acordo com a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o Novo PAC Saúde contempla medidas para modernizar, ampliar o acesso e a resolutividade do atendimento ofertado pelas equipes da Atenção Primária, que é a principal porta de entrada do SUS. Ela afirmou que a aquisição dos 180 mil equipamentos, sendo 10 mil combos, representa o maior investimento descentralizado já realizado para UBSs no Brasil, com foco em garantir acesso universal, equânime e integral à saúde.
Cada combo contará com 18 equipamentos estratégicos, incluindo ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e kits para Telessaúde. A previsão é que as entregas comecem a partir de novembro de 2025. De acordo com a diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, a medida é essencial para ampliar a resolutividade do cuidado, oferecer atendimento mais seguro e humanizado e reduzir encaminhamentos desnecessários para níveis mais complexos do sistema.
A lista de equipamentos inclui eletrocardiógrafo digital, doppler vascular portátil, retinógrafo portátil, espirômetro digital, dermatoscópio, eletrocautério, desfibrilador externo automático, laser terapêutico de baixa potência, ultrassom para fisioterapia, aparelhos de estimulação elétrica, dinamômetro digital, balança digital portátil, tábua de propriocepção, câmara fria para conservação de vacinas, fotóforo, cadeira de rodas, otoscópio digital e ultrassom portátil de bolso.
Para aprimorar o processo de contratação, a AgSUS realizou entre maio e junho de 2025 uma consulta pública com o setor produtivo, reunindo representantes da indústria, gestores públicos e especialistas, a fim de aperfeiçoar as especificações técnicas dos equipamentos.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Um policial militar, identificado como cabo Luiz Miguel, foi preso na manhã deste sábado (6)…
Bolsonaro escolheu Flávio para se candidatar em seu nome. Nada de novo. Bolsonaro trabalha, primeiramente,…
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir, na próxima terça-feira (9), o novo calendário…
Ontem, sexta-feira, quinto dia útil do mês, as empresas precisaram pagar o salário de seus…
A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado o sorteio do concurso 2.948 da Mega-Sena, com…
O Sabadinho Bom deste final de semana celebra o Dia do Samba – comemorado em…