A Paraíba o tempo todo  |

Unidade de oncologia em Patos: Governo inaugura Hospital do Bem nesta segunda

O Hospital do Bem – Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, será inaugurado na próxima segunda-feira (3), às 16h. A nova unidade de saúde faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, o qual já é referência para o Alto Sertão em traumatologia e ortopedia de média complexidade; urgência clínica e cirúrgica e clínica médica. O serviço vai oferecer atendimento aos pacientes oncológicos,com diagnóstico diferencial; cirurgia e quimioterapia dos cânceres mais incidentes, nas especialidades de urologia, mastologia, ginecologia e dermatologia. A unidade será referência plena para o tratamento das neoplasias no Alto Sertão paraibano. 

“Este é um momento que ficará marcado para sempre na vida dos paraibanos. Com o Hospital do Bem, em apenas um ano, o governo entrega dois grandes serviços de alta complexidade, pois, além da unidade oncológica, no Sertão, entregamos também o Hospital Metropolitano, na área litorânea, no mês de abril. É importante ressaltar que este Hospital será o primeiro centro especializado de câncer do interior do Nordeste e atenderá pessoas de 89 municípios que fazem parte da 3ª Macrorregião de Saúde, do Sertão e Alto Sertão do estado. Para que isso fosse possível, contamos com grande empenho das pessoas que trabalharam no projeto”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras. 

A estimativa é que sejam realizadas 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia, anualmente, ofertando desde o diagnóstico diferencial, ao tratamento ambulatorial com consultas médicas e de outros profissionais de saúde; diagnóstico por imagem; quimioterapia e cirurgia oncológica; leitos clínicos, cirúrgicos e de retaguarda denominados de paliativos. 

A líder do Grupo “Amigas Viva A Vida”, Gerúsia Delfino, disse que a chegada da unidade será um grande marco no sertão. “Sou portadora de câncer de mama há 21 anos e é uma dificuldade muito grande ter que me deslocar do Sertão para fazer o tratamento na capital. Agora, isso não vai mais acontecer porque vamos fazer o tratamento próximo às nossas casas. O Hospital do Bem vai salvar muitas vidas, pois vai amenizar o sofrimento de quem já está sendo agredido por uma doença que destrói o corpo e a alma”, comentou. 

O valor investido na obra foi de aproximadamente R$ 6 milhões, na estrutura física e equipamentos. O custo de manutenção é de R$ 60 milhões, anualmente, para todo o Complexo. 

O Hospital do Bem foi construído com dois andares. No térreo, a estrutura física inclui uma recepção; dois consultórios médicos; uma sala de estabilização com dois leitos; uma sala para aplicação de quimioterapia com 10 cadeiras; uma sala para preparo quimioterápico; uma farmácia; um posto de enfermagem; uma sala de coleta; uma copa; um hall de pacientes e um refeitório. No segundo andar, a estrutura tem 25 leitos de internação e estrutura administrativa. 

A unidade disponibilizará exames de radiologia convencional; mamografia; ultrassonografia com doppler colorido e endoscopia; tomografia computadorizada;  ressonância magnética e exames clínicos laboratoriais. 

Com o Hospital do Bem, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro terá Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia; Assistência em Média Complexidade em Traumatologia e Ortopedia e Clínica Geral; Unidade de Terapia Intensiva; Unidade Transfusional, entre outras. 

A assistência hospitalar do Complexo será organizada a partir das necessidades da população, com a finalidade de garantir o atendimento aos usuários, baseado em equipe multiprofissional, na horizontalização do cuidado, na organização de linhas de cuidado e na regulação do acesso. A atenção hospitalar do Complexo atuará de forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), em específico da Rede de Urgências e Emergências e da Rede de Atenção às Doenças Crônicas/Oncologia. 

O Hospital do Bem fica na rua Cinco de Agosto, no bairro Belo Horizonte, em Patos.

PB Agora

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe