Categorias: Saúde

Trauminha realizou cerca de seis mil cirurgias em 2021 e prepara mutirão para acabar com fila de espera em 2022

Com uma média de 9,5 mil atendimentos mensais e cerca de seis mil cirurgias realizadas este ano, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), da Prefeitura de João Pessoa, está concluindo o planejamento estratégico para atender a demanda atrasada de cirurgias ortopédicas e acabar com a fila de espera para procedimentos cirúrgicos e ortopédicos na cidade, em 2022.

A diretora assistencial do hospital, Sara Guerra, disse que a proposta do prefeito Cícero Lucena é que sejam realizados dois mil procedimentos no próximo ano, uma média de cinco a seis ao dia. “Estamos fazendo o levantamento de toda a situação para atender a demanda da melhor forma possível”, acrescentou.

De acordo com ela, o critério para chamar os pacientes vai considerar a gravidade do quadro de saúde de cada um para chegar aos mais graves, os insumos necessários para o atendimento, a disponibilidade da equipe médica e assistencial para dá suporte ao procedimento. 

“Temos uma média de 9.500 atendimentos ao mês, realizando, também em média, 500 cirurgias/mês, nas seguintes especialidades: cirurgias gerais, de ortopedia, plástica, bucomaxilofacial, urologia, vascular e torácica. Na atual gestão, o complexo já passou por obras de reestruturação em todos os setores, a exemplo do bloco cirúrgico que ganhou novas instalações e equipamentos mais modernos e da passarela que interliga os blocos”, ressaltou.    

O Complexo Hospitalar, localizado à Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, em Mangabeira, integra o Sistema Único de Saúde e dedica-se à atenção de Emergência e Urgência na área clínica, cirúrgica e psiquiátrica no Município, além da atenção específica aos casos de traumato-ortopedia, em situações de urgência, emergência e eletiva.

A unidade, que tem como diretor geral Humberto Pires, é composta pelos Blocos Humberto Nóbrega, Arnaldo Tavares, Pronto Atendimento Psíquico (PASM), CENDOR especializado em atenção ao tratamento da dor e pelos Centros de Orto-Traumatologia e diagnóstico por imagem.  O telefone para contato é 3214 1980.

Serviços ofertados:

Serviço de imagem em pacientes internos e regulados

•        Tomografia computadorizada

•        Raio-X, Ultrassonografia

•        Colonoscopia

•        Endoscopia

Serviço ambulatorial em fisioterapia e acupuntura; para egressos de cirurgia em ortopedia e traumatologia, cirurgia geral e urológica, através da Regulação.

Capacidade Instalada : 186 leitos

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026