Categorias: Saúde

Trauma realiza ações alusivas a campanha de prevenção ao suicídio

As ações alusivas ao Setembro Amarelo tiveram continuidade na manhã desta terça-feira (11), no heliponto do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, com a realização de um abraço simbólico visando sensibilizar a comunidade hospitalar e a sociedade civil sobre a questão do combate ao suicídio. O ato foi proposto pelo setor de psicologia e realizado por funcionários e acompanhantes da unidade de saúde.

O diretor administrativo da instituição, Sidney Schmid, ressaltou a importância da ação. “Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar a psicologia por abraçar a causa quebrando preconceitos e até medos sobre o assunto. A sociedade deve quebrar os tabus e falar sobre o suicídio abertamente, afinal de contas é um problema de saúde pública, e a omissão sobre o assunto só piora o problema.”, destacou.

A coordenadora da psicologia, Anne Micheli Paiva, observa que devemos ficar atentos, pois a doença é silenciosa e pode ser fatal. “Os casos de suicídio vêm aumentando e a depressão é a grande responsável por essas mortes. Por esse motivo, temos que informar e esclarecer a maior quantidade de dúvidas sobre o assunto, pois, só assim, vamos conseguir salvar o maior número de pessoas e formar multiplicadores no projeto que desenvolvemos no Hospital de Trauma ‘Ressignificando Vidas’”, explicou.

O setor de estatísticas constatou que nos primeiros oito meses de 2018 deram entrada na instituição 127 pessoas que tentaram suicídio, um aumento de 27%, no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de 2017, quando deram entrada 99. As principais causas que levaram os pacientes a tentarem contra a própria vida são distúrbios psicológicos, conflitos familiares e conjugais, além do desemprego e depressão.

Setembro Amarelo – O mês de setembro foi escolhido pelo fato de no dia 10 ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi estipulada em 2014, por meio de uma iniciativa do Centro de Valorização à Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, e a falta de cuidados com a saúde mental está associada a praticamente 100% dos casos.

 

Secom

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Veneziano participa de evento católico em Campina Grande: “Um dia abençoado”

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta terça-feira de carnaval (17) do Crescer…

17 de fevereiro de 2026

Fábio Ramalho não descarta ocupar vice de Cícero Lucena e destaca força das oposições

O deputado estadual licenciado Fábio Ramalho voltou a destacar a possibilidade de ocupar vaga vice-governador,…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: Mocidade Alegre é campeã do Grupo Especial de São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval…

17 de fevereiro de 2026

Casal é assassinado a tiros no Litoral Norte da Paraíba

A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada pela violência na cidade de Mamanguape, no Litoral…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026