Categorias: Saúde

Trauma lança campanha para prevenir queimaduras durante São João

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, começa nesta segunda-feira (2), às 10h, a 23ª edição da Campanha de Prevenção às Queimaduras – Marcas que Ficam Para Sempre. A abertura será realizada no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), que fica ao lado da unidade hospitalar.

A iniciativa busca conscientizar a população sobre os perigos de acidentes com queimaduras, principalmente durante o período junino, quando há aumento expressivo no número de ocorrências relacionadas ao uso de fogueiras, fogos de artifício e líquidos quentes.

Levantamento feito pelo setor de estatística do hospital aponta que, em junho de 2024, foram atendidas 131 pessoas vítimas de queimaduras, número 18% maior que no mesmo período de 2023, quando foram registrados 111 casos. De acordo com o diretor-geral da unidade, Laecio Bragante, mais de 30% dos atendimentos realizados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) durante o São João estão relacionados ao uso de fogos, fogueiras e líquidos em alta temperatura. Ele explica que o objetivo da campanha é sensibilizar a população para a adoção de cuidados simples, capazes de evitar acidentes, salvar vidas e prevenir sequelas graves.

O coordenador médico da UTQ, Emilton Amaral, reforça que os pais devem supervisionar o uso de fogos por crianças e respeitar as recomendações etárias indicadas pelos fabricantes. Ele alerta para riscos como as brasas de fogueiras apagadas, que ficam cobertas por cinzas e podem causar queimaduras severas quando pisadas. Também ressalta que não se deve utilizar receitas caseiras para tratar queimaduras. Segundo ele, produtos como pasta de dente, manteiga, mel ou pó de café podem agravar a lesão e provocar infecções. Em situações leves, a recomendação é lavar com água corrente e cobrir com pano limpo e úmido. Já os casos mais graves, como queimaduras de 2º e 3º graus, devem ser encaminhados imediatamente ao hospital.

A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Ana Wirginia Rique, chama a atenção para o uso responsável de fogos de artifício. Ela orienta que sejam soltos apenas em áreas abertas, um de cada vez, e nunca sejam segurados com as mãos ou transportados nos bolsos. Em caso de falha, os fogos não devem ser reacendidos, e é importante ter sempre por perto um recipiente com água para evitar acidentes. Ela também destaca que os produtos devem ter certificado de garantia e que a combinação de fogos e bebida alcoólica representa risco elevado.

Redação  com assessoria

Últimas notícias

Veneziano destaca simbolismo da chegada de Pedro ao grupo: “Demonstração de desprendimento”

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…

30 de janeiro de 2026

Fábio Ramalho anuncia apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena e não descarta possibilidade de ocupar vaga de vice

O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, também anunciou nesta sexta-feira (30),…

30 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro celebra permanência de Jhony Bezerra na base governista mesmo após mudança partidária

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), celebrou a…

30 de janeiro de 2026

Sisu 2026: UFPB divulga resultado da chamada regular; matrículas começam segunda-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…

30 de janeiro de 2026

Saúde de JP alerta sobre dupla de falsos agentes de saúde cometendo assaltos a moradores na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Gerência de Vigilância…

30 de janeiro de 2026

PMCG pagou folha salarial de janeiro dos servidores, nesta sexta

Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira, 30, o pagamento da folha salarial dos servidores…

30 de janeiro de 2026