Categorias: Saúde

Trauma lança campanha para prevenir queimaduras durante São João

PUBLICIDADE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, começa nesta segunda-feira (2), às 10h, a 23ª edição da Campanha de Prevenção às Queimaduras – Marcas que Ficam Para Sempre. A abertura será realizada no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), que fica ao lado da unidade hospitalar.

A iniciativa busca conscientizar a população sobre os perigos de acidentes com queimaduras, principalmente durante o período junino, quando há aumento expressivo no número de ocorrências relacionadas ao uso de fogueiras, fogos de artifício e líquidos quentes.

Levantamento feito pelo setor de estatística do hospital aponta que, em junho de 2024, foram atendidas 131 pessoas vítimas de queimaduras, número 18% maior que no mesmo período de 2023, quando foram registrados 111 casos. De acordo com o diretor-geral da unidade, Laecio Bragante, mais de 30% dos atendimentos realizados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) durante o São João estão relacionados ao uso de fogos, fogueiras e líquidos em alta temperatura. Ele explica que o objetivo da campanha é sensibilizar a população para a adoção de cuidados simples, capazes de evitar acidentes, salvar vidas e prevenir sequelas graves.

O coordenador médico da UTQ, Emilton Amaral, reforça que os pais devem supervisionar o uso de fogos por crianças e respeitar as recomendações etárias indicadas pelos fabricantes. Ele alerta para riscos como as brasas de fogueiras apagadas, que ficam cobertas por cinzas e podem causar queimaduras severas quando pisadas. Também ressalta que não se deve utilizar receitas caseiras para tratar queimaduras. Segundo ele, produtos como pasta de dente, manteiga, mel ou pó de café podem agravar a lesão e provocar infecções. Em situações leves, a recomendação é lavar com água corrente e cobrir com pano limpo e úmido. Já os casos mais graves, como queimaduras de 2º e 3º graus, devem ser encaminhados imediatamente ao hospital.

A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Ana Wirginia Rique, chama a atenção para o uso responsável de fogos de artifício. Ela orienta que sejam soltos apenas em áreas abertas, um de cada vez, e nunca sejam segurados com as mãos ou transportados nos bolsos. Em caso de falha, os fogos não devem ser reacendidos, e é importante ter sempre por perto um recipiente com água para evitar acidentes. Ela também destaca que os produtos devem ter certificado de garantia e que a combinação de fogos e bebida alcoólica representa risco elevado.

Redação  com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025