Trauma de JP é referência para casos de Hemorragia Digestiva Alta na Paraíba

PUBLICIDADE

Há quase duas décadas, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, é destaque no Norte e Nordeste no atendimento aos pacientes vítimas de Hemorragia Digestiva Alta (HDA). O Centro de Diagnóstico da doença é referência no estado e já atendeu, de janeiro a julho deste ano, mais de 250 pacientes, com a boa notícia de nenhum óbito registrado.

Para o diretor-geral da unidade, Laecio Bragante, o serviço oferecido no Hospital de Trauma é comparado ao dos grandes centros de saúde do mundo. “Recebemos desde procedimento mais simples, como ligadura de esclerose de varizes de esôfago – que é uma técnica endoscópica empregada para controle do sangramento pelas varizes do esôfago para evitar novos episódios hemorrágicos – até procedimento cirúrgico de emergência, ou seja, tudo é resolvido aqui no complexo hospitalar”, salientou.

A HDA é um problema que vem aumentando nos últimos anos, devido a diversos fatores como hábitos alimentares ruins, presença de tumores e excesso no consumo de bebidas alcoólicas, lesões no esôfago, úlceras gástricas ou duodenais, lesão de mucosa provocada por medicamentos e outros. Ela ocorre quando há sangramentos nas regiões que atuam na digestão, como esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado.

Muitas pessoas desconhecem os sintomas da hemorragia digestiva. Esse foi o caso da dona de casa Joselma da Silva, 44 anos, que só procurou ajuda após apresentar vômito com sangue. “Eu já vinha me sentindo mal e apresentando muita palidez, há alguns dias. Pensei que fosse da minha gastrite, porém comecei a vomitar sangue e me assustei bastante! Graças a Deus, que me direcionaram ao Hospital de Trauma e fui atendida rapidamente, poderia ter morrido pela gravidade da situação. Tenho gratidão a todos que cuidaram de mim”, comentou.

Laecio Bragante diz que é muito importante a população tomar conhecimento sobre a HDA porque, se não for tratada a tempo, pode evoluir para óbito. “Ela é considerada uma urgência médica, caso a pessoa note qualquer presença de sangue nas fezes ou vômito, deve procurar nossa unidade de saúde, que é referência para essa situação, onde receberá toda assistência necessária para o caso. Outros sintomas são: dificuldade na hora de engolir, queimação, dores no abdômen, síncope, fraqueza, cansaço e perda de peso.

O Centro de Diagnóstico de Hemorragia Digestiva Alta conta com equipamentos modernos e médicos capacitados para atender 24 horas por dia, qualquer situação de urgência e emergência, inclusive cirúrgicas, se precisar.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

6 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

6 de dezembro de 2025

Carro é tomado pelo fogo na BR-230 entre Campina Grande e João Pessoa

Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…

6 de dezembro de 2025