A Paraíba o tempo todo  |

Trauma de João Pessoa retoma terapia com cães para ajudar na recuperação de pacientes

Após um período afastado por conta da pandemia do novo coronavírus, o projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA), Terapet, retornou ao Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para alegria dos pacientes internados na unidade de saúde. Os animais têm se revelado poderosos antídotos contra a depressão, promovendo a interação daqueles que precisam passar por um período de internação.

Segundo o diretor-geral da unidade de saúde, Laecio Bragante, são inúmeros os benefícios dessa terapia. “Ela reinventa o ambiente hospitalar, aproximando-o do cotidiano familiar. A terapia com animais ajuda a diminuir o estresse, a tristeza e a ansiedade da permanência no hospital, além de estimular a socialização e a integração dos pacientes com a família, a equipe multidisciplinar e também com outros pacientes. Estamos muito felizes com o retorno deles”, ressaltou.

A presidente do Terapet, Kariny Quidute, relatou que a visita dos cachorros promove “verdadeiros milagres”. “Na nossa última visita uma criança que estava internada, por ter sido mordida por um cachorro, chegou perto dos cães, fez carinho e conversou. Não iríamos passar na enfermaria que ele estava, mas ao ver os cães sendo abraçados e acariciados pelas outras crianças, para nossa surpresa, ele pediu para vê-los. Talvez essa criança, jamais fosse querer chegar perto de um cão novamente. Mas, ele viu tanto amor, quando a gente passou, que acabou sendo tocada também. O amor cura a alma”, frisou.

Para a coordenadora interina do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos (Nepe), Kawana Shelen, na primeira visita já foi possível perceber a melhora dos pacientes. “Durante a primeira visita, já percebemos o grande benefício que a presença dos cães fez aos pacientes internados. Muitos deles têm animais de estimação em casa e diminuíram a saudade vendo os cães. Observamos melhoras físicas, emocionais e sociais”, explicou.

Uma vez por semana, os cães do Terapet realizam as visitas nas enfermarias pediátricas e adultas, com duração de uma hora a uma hora e meia, junto com uma equipe multidisciplinar integrada e o tutor que acompanha o animal. O projeto existe desde 2019 e conta com voluntários, levando alegria e amor para hospitais, asilos e ONGs de João Pessoa, com palestra e serviços de cãoterapia.

Cuidados – Os cães que visitam o hospital passam por uma rigorosa triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas. Eles passam por exames médicos, recebem vermífugos, vacinas e, obrigatoriamente, tomam um banho reforçado no dia da visita. Inclusive, os pets recebem um atestado de saúde da veterinária responsável pelo projeto. Tudo isso para que a segurança dos pacientes seja garantida.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe