Por pbagora.com.br

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande realiza primeira doação de coração nesta segunda-feira (19).

O coração foi captado de uma jovem de 16 anos, e doado pelo Hospital. Foi feita a captação de múltiplos órgãos da jovem que teve morte encefálica confirmada, decorrente de um grave acidente de moto.

Serão doados coração, rins e fígado para o Centro de Transplantes de Recife. Além disso, as córneas da menina foram captadas e serão encaminhados para o banco de órgãos em João Pessoa. O coração foi doado levando em consideração o tempo de isquemia do órgão, que é de três horas.

Para o transporte dos órgãos até a capital pernambucana, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi até Campina Grande, para levar o coração e preservar o tempo de isquemia, que é o tempo de funcionamento do órgão sem fluxo sanguíneo. O voo de Campina Grande para Recife demora cerca de 25 minutos. O órgão já foi encaminhado para Recife.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

16 médicos já morreram na Paraíba vítima da Covid-19, aponta CRM

De acordo com informações do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Paraíba, 16 médicos já morreram vítimas da covid-19 em todo o estado. A última vítima fatal da doença foi…

Brasil passa marca de 170 mil mortos por Covid; média móvel indica mais de 30 mil casos por dia

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta…