A Paraíba o tempo todo  |

TPM: Dicas para driblá-la através da alimentação

Se você sofre com os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM), saiba que existem diversos alimentos que podem ser seus aliados na hora de enfrentar essa fase.

Para 80% das mulheres, lidar com algum tipo de TPM é comum, mas sempre é desconfortável. É retenção de líquido, dor abdominal, irritabilidade, dor de cabeça, inchaço, acne, alteração no apetite e no sono, ansiedade e vários outros sintomas que as mulheres enfrentam mensalmente. Tudo isso é gerado pela alteração hormonal que ocorre no corpo da mulher durante o período menstrual, afetando o sistema nervoso central.

Além de remédios, existem outras formas de amenizar os efeitos dessa tensão, como a alimentação por exemplo. Se alimentar bem é essencial na vida de qualquer pessoa, não apenas na hora de lidar com TPM, mas a escolha certa dos alimentos pode fazer toda a diferença na vida de quem enfrenta essa vilã. Confira algumas dicas:

Diminuir o consumo de sal

Por ser um desencadeador de inchaços, ele promove a retenção de líquido.

Linhaça

Pesquisas realizadas pela Universidade de Monash, na Austrália, mostraram que o consumo regular da farinha dessa semente reduz os sintomas da TPM. E vale lembrar que a linhaça (seja ela dourada ou marrom) também é uma excelente aliada do emagrecimento, tá?! É recomendado consumir de 10gr até 20gr diariamente.

Alimentos ricos em fibras

Ajudam a regular o intestino e a diminuir o desconforto abdominal causado pela inflamação do sistema reprodutor. Legumes, ameixa, mamão

Chá de camomila e gengibre 

Uma ótima alternativa aos remédios, pois a camomila age como calmante e o gengibre age como anti-inflamatório, diminuindo as dores.

Salmão, atum e sementes de chia

Por possuir ômega 3, propriedade anti-inflamatória, contribuem para o alívio de cólicas, além de melhorar o humor.

Existem diversos outros alimentos que podem fazer parte da sua dieta de forma que te ajude com os sintomas da TPM. Converse com um nutricionista.

Gostou das dicas? Agora você sabe como montar o seu cardápio do jeito certo e assim lidar com a TPM de forma tranquila e saudável.

Se você gostaria de saber um pouco mais sobre algum assunto da área de nutrição envia sua dúvida para nosso Whats 83-99128-7305

Danielly Targino
Nutricionista – CRN/6: 4976

Créditos da foto
Mood photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Imagem de Silvia por Pixabay


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe