A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Torcida do Vasco participa de campanha de doação de sangue no Hemocentro de JP

Com o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”, torcedores da Força Jovem Vasco, 30ª Família Paraíba, participaram da campanha de doação de sangue no Hemocentro da Paraíba, que tem o objetivo de ajudar a repor o estoque do banco de sangue.

De acordo com Luiz Porfírio de Albuquerque, coordenador do movimento, a campanha é uma ação social fundamental para chamar a atenção da população, em especial dos apaixonados pelo futebol, para a importância da doação de sangue. “Somos uma família e nossa torcida vai além das arquibancadas. Mobilizamos integrantes da torcida para que participem da campanha porque sabemos que sangue é vida e que o banco de sangue precisa da ajuda de todos para manter o estoque”, afirmou.

O empresário Anderson Douglas também participou da organização da ação. “O sentimento que fica é de alegria por saber que estou ajudando ao próximo” destacou. Douglas ainda lançou um desafio: “Que nossa ação sirva de exemplo para outras torcidas”.

“A doação de sangue é um ato de parceria em favor da vida. Esse é um gesto que deve e pode ser realizado por torcidas organizadas e grupos sociais que queiram prestar um ato de cidadania e de amor ao próximo”, esclareceu a diretora técnicas do Hemocentro, Rosângela Duarte.

SITUAÇÃO DO ESTOQUE – As reservas do Hemocentro da Paraíba estão em situação crítica. O banco de sangue está registrando queda gradativa na coleta, chegando a estar abaixo do patamar desejado. De maneira geral, se normalmente havia o registro de 200 a 250 doações em dias, o quantitativo tem ficado no patamar de 100 doações/dia.

Por isso, o Hemocentro faz forte apelo de convocação para que as pessoas doem sangue. Os horários disponíveis para doação de sangue é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, e aos sábados, das 7 às 17h.

Vale lembrar que o Hemocentro fornece sangue para mais de 40 instituições de saúde das redes pública e privada na Paraíba.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

– Estar bem de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos pais)

– Pesar no mínimo 50 Kg

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

 

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Gripe ou resfriado

– Gravidez e Amamentação (até 1 ano após o parto)

– Uso de alguns medicamentos

– Anemia

– Cirurgias

– Extração dentária 72 horas

– Tatuagem: 01 ano sem doar

– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano



Secom/PB

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe