Categorias: Saúde

Tatiana diz que “Boletim de tríplice epidemia não condiz com realidade”

A gerente da 3ª Gerência Regional de Saúde, Tatiana Medeiros, comentou sobre o boletim de casos de dengue e doenças relacionadas na Paraíba e citou que os dados não estão correspondendo com o que é visto no Estado.

Ela disse que o boletim aponta uma redução de notificação de casos de dengue, chikungunya e zika e assegurou que não é isso que está acontecendo. 

Em entrevista a Rádio CaturitéAM, Tatiana mencionou que no ano de 2015 foram 29 mil casos notificados, em 2016 foram 49 mil casos e citou que em 2017 não deve ser diferente em relação ao crescimento dos casos, tendo em vista o grande número de foco de mosquitos em todos os municípios.

A gerente de saúde também disse que o que pode estar acontecendo é a subnotificação de casos, onde as prefeituras que têm novos prefeitos podem estar modificando suas equipes de saúde.

– O primeiro boletim publicado neste ano mostra uma queda no número de notificações que, no meu entendimento, não corresponde à situação epidemiológica atual. O que pode estar acontecendo é a mudança nessas gestões de prefeituras, onde a equipe como um todo é substituída e as pessoas talvez ainda não tenham o traquejo da situação. Temos, no nosso estado, um alerta em relação à tríplice epidemia – enfatizou.

Tatiana Medeiros também comentou sobre a falta de medicamentos de uso contínuo e disse que existe uma confusão acerca dos medicamentos que precisam de requerimento judicial para ser entregues e os que não precisam.

Ela destacou que medicamentos como os de tratamento para diabetes são de responsabilidade do setor jurídico, e não do Cedmex.

A gerente também disse que o Cedmex hoje disponibiliza mais de 250 medicamentos e que menos de 15 estão em falta atualmente.

– Há sempre uma confusão de pacientes que pegam medicamentos de uso contínuo e aqueles que recebem medicamentos através de requerimento judicial. As pessoas falam de um modo geral, se referindo ao Cedmex porque ele funciona no mesmo prédio do setor judicial – frisou.

 

Redação

Últimas notícias

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba nesta sexta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…

13 de fevereiro de 2026