Categorias: Saúde

SUS completa 35 anos e Superitendente do Ministério da Saúde na PB exalta conquistas do programa para os brasileiros

Hoje dia 19 de setembro o Sistema Único de Saúde – SUS celebra 35 anos e no dia 21 de setembro o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde sob a liderança do ministro Alexandre Padilha e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia um conjunto de ações, contemplando 19 estados e 53 municípios dentre estas ações está a habitação de 71 serviços CER (Centro Especializado em Reabilitação), um investimento anual: R$ 72 milhões, o que representam um marco significativo no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Brasil.

Entre os municípios contemplados, destaca-se Campina Grande, com o anúncio realizado pela superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Lira, da habilitação da APAE como Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo II. Trata-se de um investimento do Governo Federal no valor de R$ 2.268.000,00 por ano.

Para a Superitendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Greice, essa conquista reafirma o compromisso do Ministério da Saúde, sob orientação do ministro Alexandre Padilha, com a Paraíba e com a ampliação da rede de serviços especializados, em sintonia com o projeto de inclusão do presidente Lula. “O compromisso do governo federal é transformar a vida de milhões de brasileiros e brasileiras, garantindo mais acesso, qualidade e dignidade no cuidado”, destaca a superintendente Joelma Lira.

Além disso, ela destaca, avançamos também na construção de 23 novos CER, ampliando a capilaridade e garantindo que mais pessoas tenham acesso a serviços especializados em diferentes regiões do país. “A cada uma dessas ações mostra que o governo do presidente Lula e o Ministério da Saúde, conduzido pelo ministro Alexandre Padilha, seguem avançando com o SUS, tornando-o mais inclusivo e mais acessível garantindo direitos e dando garantia de acesso a todo cidadão e cidadã em todo território brasileiro. Estamos construindo juntos um futuro em que nenhuma pessoa com deficiência fique para trás”, disse Joelma.

APAE – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande (APAE-CG) foi habilitada ontem (18) para atuar como Centro Especializado em Reabilitação de nível II (CER II). A instituição, que funciona há 43 anos, passou a ter reconhecimento oficial para ampliar os serviços voltados ao atendimento de pessoas com deficiência.

O anúncio foi feito pela superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Lira. A cerimônia ocorreu às 14h, na sede da APAE, localizada na Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro, no bairro Catolé.

Redação

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026