Categorias: Saúde

SUS completa 35 anos e Superitendente do Ministério da Saúde na PB exalta conquistas do programa para os brasileiros

PUBLICIDADE

Hoje dia 19 de setembro o Sistema Único de Saúde – SUS celebra 35 anos e no dia 21 de setembro o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde sob a liderança do ministro Alexandre Padilha e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia um conjunto de ações, contemplando 19 estados e 53 municípios dentre estas ações está a habitação de 71 serviços CER (Centro Especializado em Reabilitação), um investimento anual: R$ 72 milhões, o que representam um marco significativo no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Brasil.

Entre os municípios contemplados, destaca-se Campina Grande, com o anúncio realizado pela superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Lira, da habilitação da APAE como Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo II. Trata-se de um investimento do Governo Federal no valor de R$ 2.268.000,00 por ano.

Para a Superitendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Greice, essa conquista reafirma o compromisso do Ministério da Saúde, sob orientação do ministro Alexandre Padilha, com a Paraíba e com a ampliação da rede de serviços especializados, em sintonia com o projeto de inclusão do presidente Lula. “O compromisso do governo federal é transformar a vida de milhões de brasileiros e brasileiras, garantindo mais acesso, qualidade e dignidade no cuidado”, destaca a superintendente Joelma Lira.

Além disso, ela destaca, avançamos também na construção de 23 novos CER, ampliando a capilaridade e garantindo que mais pessoas tenham acesso a serviços especializados em diferentes regiões do país. “A cada uma dessas ações mostra que o governo do presidente Lula e o Ministério da Saúde, conduzido pelo ministro Alexandre Padilha, seguem avançando com o SUS, tornando-o mais inclusivo e mais acessível garantindo direitos e dando garantia de acesso a todo cidadão e cidadã em todo território brasileiro. Estamos construindo juntos um futuro em que nenhuma pessoa com deficiência fique para trás”, disse Joelma.

APAE – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande (APAE-CG) foi habilitada ontem (18) para atuar como Centro Especializado em Reabilitação de nível II (CER II). A instituição, que funciona há 43 anos, passou a ter reconhecimento oficial para ampliar os serviços voltados ao atendimento de pessoas com deficiência.

O anúncio foi feito pela superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Lira. A cerimônia ocorreu às 14h, na sede da APAE, localizada na Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro, no bairro Catolé.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025