Secretária de Saúde visita ISEA e anuncia entrega de reforma para fevereiro
O ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) da Prefeitura de Campina Grande recebeu, na manhã desta terça-feira, 25, a visita da secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, que anunciou a entrega do novo Centro Obstétrico para o próximo mês. A visita faz parte das atividades que estão sendo realizadas pela nova secretária para conhecer de perto os serviços que a Secretaria Municipal de Saúde oferece não somente à população de Campina Grande, mas de outras cidades, como é o caso do ISEA.
Tatiana Medeiros esteve acompanhada pela secretária-adjunta, Marisa Agra, e pelo diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Valdemir Medeiros. Eles foram recebidos no ISEA pela diretora geral e pelo diretor administrativo, respectivamente, Francimar Ramos e Eduardo Galdino e percorreram os diversos setores da maternidade, que no mês de agosto estará completando 60 anos de funcionamento.
No Centro Obstétrico visitado pela secretária de Saúde funcionarão as suítes PPPs (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), que vão oferecer seis leitos, podendo dobrar a capacidade. Com ele, a sala de pré-parto e a sala de parto serão unificadas, eliminando a necessidade de transferência da mulher de um local para outro e melhorando as condições para as gestantes e para os recém-nascidos, que somente depois do parto serão transferidos para as enfermarias.
A adoção do conceito PPP permite que o processo fisiológico do parto normal possa evoluir na mais absoluta normalidade, no mesmo local e cama, num ambiente familiar, longe daquele aspecto de uma sala cirúrgica e sem que a mulher precise ser deslocada para outro ambiente. A preocupação com essa realidade faz parte dos compromissos assumidos pela gestão municipal com o Pacto Nacional de Redução da Mortalidade Materna, explica a diretora geral da maternidade, a médica Francimar Ramos.
Durante a visita, Tatiana Medeiros também conversou com os diretores do ISEA sobre a implantação de leitos de UTI adulta, uma vez que, por ser uma maternidade referência em atendimentos a gestantes de alto risco, quando há necessidade, as mulheres são transferidas para outros hospitais.
Depois do ISEA, o local visitado pela secretária de Saúde foi a Emergência Psiquiátrica, que funciona no Hospital Dr. Edgley e onde deverá ser implantado um espaço para atendimento emergencial para usuários de drogas. Tatiana Medeiros visitou ainda o SAMU, onde foi recebida pelo novo coordenador, o médico Antônio Henriques de França Neto.
Na próxima terça-feira, 1º, a secretária e a secretária-adjunta de Saúde estarão visitando UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) localizadas na zona rural do município de Campina Grande.
Assessoria
O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…
O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…
O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…
Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…