Categorias: Saúde

SMS oferece testagem rápida para hepatite C

PUBLICIDADE

 A hepatite é a inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, ou por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. No Brasil, há circulação dos tipos A, B, C e D. Existe ainda o vírus E, com predominância na África e na Ásia. Um simples exame de sangue pode apontar se a pessoa tem a doença. Para a hepatite tipo C, há a possibilidade do diagnóstico através do teste rápido, oferecido na Rede Municipal de Saúde.

“Qualquer pessoa pode fazer esse teste rápido, principalmente as pessoas com mais de 40 anos e aquelas que receberam transfusão de sangue, fizeram cirurgia e tratamentos dentários antes de 1993. Isso por que o vírus da doença só foi descoberto em 1989 e até 1993 não existia sorologia para hepatite C, que era conhecida como hepatite não A ou não B”, explica a chefe da seção DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, Clarisse Pires.

Em João Pessoa, esses testes podem ser realizados gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n. Várias Unidades de Saúde da Família (USFs) também realizam o teste rápido.

As gestantes têm prioridade na realização do exame, que é realizado mais de uma vez durante o pré-natal. “O teste é bem simples e o resultado sai em poucos minutos. Para garantir o sigilo do usuário, às unidades possuem salas específicas para realizar o exame”, explicou Danielle Melo, que é apoiadora da USF Integrada Roger I e II.

Para realizar o teste rápido, o profissional de saúde precisa ter nível superior e passar por uma capacitação, conforme explica a apoiadora Ana Cláudia, da USF Integrada Alto do Céu, em Mandacaru. “No treinamento aprendemos sobre como fazer o pré-aconselhamento, explicar para o paciente o que é a doença, como é feito o exame, quais os procedimentos se o resultado for positivo, janela imunológica e todos os encaminhamentos que devem ser realizados em cada situação. Muitas vezes o paciente não está preparado para realizar o teste ou para receber o resultado, por isso o profissional precisa estar capacitado”, enfatizou.

Hepatite C – De acordo com o Ministério da Saúde, os principais meios para a transmissão da doença são: a transfusão de sangue, uso de drogas injetáveis, hemodiálise, acupuntura, piercings, tatuagem, droga inalada, manicures, barbearia, instrumentos cirúrgicos, relação sexual, transmissão vertical (de mãe para filho), aleitamento materno, acidente ocupacional e transplante de órgãos e tecidos.

“Já ouvi falar em hepatite, mas não sabia como era feito o exame para descobrir se tem a doença. Fiquei feliz em saber que dá pra fazer o exame aqui mesmo e que o resultado sai em 30 minutos”, relata a usuária do Centro de Saúde de Mandacaru, Maria de Lourdes, de 54 anos.

Não existe vacina contra a hepatite C, mas evitar a doença é muito fácil. Basta não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes. Entre as vulnerabilidades individuais e sociais, devem ser considerados o uso de álcool e outras drogas e a falta de acesso à informação e aos insumos de prevenção como preservativos, cachimbos, seringas e agulhas descartáveis.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025

Superintendente-executivo dos Correios admite dificuldade para pagar 13º salário e folha de dezembro

Na última quinta-feira (11) o superintendente-executivo de Gestão de Pessoas dos Correios, Alexandre Martins Vidor,…

13 de dezembro de 2025