Categorias: Saúde

SMS oferece serviços preventivos e de promoção à saúde dos homens

PUBLICIDADE

 “Estive presente em todos os momentos desde que descobrimos a gravidez e nessa hora não poderia ser diferente. Tô muito feliz, um filho é sempre um presente de Deus e nas vésperas do Dia dos Pais é melhor ainda”, relata emocionado o novo papai, Valdeilson Gonçalves, que teve recentemente a primeira filha no Instituto Cândida Vargas (ICV).

Neste domingo (9), Dia dos Pais, vai ser mais feliz para Valdeilson Gonçalves, isso por que na última terça-feira (4) ele se tornou pai. A pequena Ana Clara, primeira filha de Valdeilson, nasceu no ICV e o operador de máquinas acompanhou todo o processo.

A lei de número 11.108, de 07 de abril de 2005, chamada de Lei do Acompanhante permite a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. O Instituto Cândida Vargas desenvolve o projeto de inserção do eixo da paternidade no cotidiano dos serviços do hospital e a Rede Cegonha incorpora a política de saúde do homem na maternidade pondo em prática a Lei do Acompanhante e ações voltadas ao público masculino.

Ana Paula Paulino aguarda a chegada do segundo filho no ICV e segundo ela o momento exigia alguém de confiança para acompanhá-la e o marido José Ailton faz questão de estar presente “Não poderia ser ninguém menos que meu marido, ele além de ser o pai da criança é meu companheiro em todos os momentos. Com ele presente nesse momento tão importante me sinto mais segura e mais tranquila também”, diz a vendedora.

Quem também terá motivos de sobra para comemorar a data será Vanduir Venâncio, a sua quarta filha, a pequena Lara, está com seis dias de nascida e para ele o nascimento de uma nova filha dá mais motivo para manter-se sempre saudável.

“Sempre procuro me cuidar, me manter mais saudável, fazer caminhadas, manter os exames em dia porque vejo que a saúde da minha família depende muito de como anda a minha, principalmente agora com uma recém-nascida em casa”, comenta Vanduir.

Pensando no melhor para a saúde dos atuais e futuros papais, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) oferta aos usuários do sexo masculino serviços preventivos e de promoção à saúde organizada em linhas de cuidado integral que incorporam a ideia da integralidade na assistência à saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação, proporcionando o acesso a todos os recursos que o usuário necessita.

Os serviços ofertados à saúde do homem estão distribuídos por toda a rede pública de saúde, desde a Atenção Básica, com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais) até a Atenção Especializada e Rede Hospitalar ofertando consultas especializadas em urologia e proctologia, cirúrgica para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.

O coordenador da área técnica de Saúde do Homem, da SMS, Késsio Brito, explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos a saúde desse homem e destaca a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, afirmou.

Saúde do homem – A área técnica em Saúde do Homem tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado e as doenças prevalentes entre a população masculina.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde (MS), os homens, comparativamente às mulheres, têm mais excesso de peso, baixo consumo de frutas, de legumes e de verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem estar se refletindo numa maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens.

Ainda segundo o MS, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade.

Comportamentos de risco, como consumo abusivo de bebidas alcoólicas, também se associam a outros, muitos determinados pela falsa autopercepção da infalibilidade masculina, facilitando a ocorrência de acidentes e de doenças infectocontagiosas como a Aids e a tuberculose. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.

“É importante que os homens mudem essa conduta, começando a ir ao médico sempre que necessário, passando por consultas e exames, sem tabus. O médico está nos consultórios para ouvir, orientar e cuidar da saúde dos pacientes”, ressaltou Késsio Brito.

Planejamento Familiar – O usuário que pretende não ter filho e também que prefere adiar o crescimento da família, além de evitar uma gravidez não planejada pode realizar a vasectomia, procedimento que está incluído nos programas de planejamento familiar da SMS.

Késsio Brito destaca a importância de planejar a família. “O planejamento familiar é o ato de projetar o nascimento dos filhos, tanto em relação ao número desejado, quanto à ocasião mais apropriada de tê-los, o usuário que decide pelo procedimento através da rede pública recebe toda a assistência, incluindo orientação psicológica para depois passar por exames e no fim realizar a cirurgia”, pontuou.

Todo procedimento é realizado no Hospital Santa Isabel. Mas, a vasectomia não é o único método contraceptivo que auxilia no planejamento familiar, ofertado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Na Rede Municipal de Saúde, há ainda a distribuição de preservativos, pílulas, injeções, diafragma, DIU e realização de laqueadura no Instituto Cândida Vargas.

Na Rede Municipal de Saúde o acesso a todo serviço é através da atenção básica por meio de consultas nas USFs. Depois desse primeiro atendimento, caso seja necessário, o usuário será encaminhado para um atendimento especializado.

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025

Paraibana transforma ciência em negócio global e leva marca de estética a quatro continentes

Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…

31 de dezembro de 2025