Sete municípios paraibanos são orientados a fortalecerem vacinação contra febre amarela; saiba quais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã desta quinta-feira (9), no auditório do Hemocentro, uma reunião com 19 municípios da 1ª e 14ª regiões do estado, que compõem o denominado primeiro corredor ecológico (Rio Tinto, Marcação, Mataraca, Jacaraú, Cabedelo, João Pessoa, Pitimbu, Conde, Caaporã, entre outros), sobre os pontos que dizem respeito à vigilância de toda parte ambiental, laboratorial e organização de rede sobre a prevenção e vacinação contra a febre amarela.

“Estamos convocando a vigilância epidemiológica, a coordenação de imunização e atenção básica para sensibilizar o fortalecimento da oferta e do esclarecimento da importância da vacina febre amarela junto à população adulta ou infantil”, pontuou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde.

Desde 2020, a vacina da febre amarela foi implantada no calendário de vacinação da Paraíba para crianças menores de 1 ano de idade, ou seja, faz parte do calendário básico de vacinação e é ofertada dentro da rotina de uma sala de vacina. Em 2021, foi ampliada para a população de 5 anos aos 59 anos de idade. As crianças aos 9 meses de idade já devem ser vacinadas com a primeira dose contra a febre amarela e aos 4 anos de idade recebem a dose de reforço, já as pessoas a partir de 5 anos de idade a 59 anos de idade que ainda não foram vacinadas devem tomar uma dose única contra a febre amarela.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, pessoas a partir de 60 anos devem ser avaliadas sobre o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária, decorrentes a comorbidades. Já mulheres grávidas são contraindicadas a tomarem a vacina da febre amarela, portanto não podem receber a vacina. “No ano de 2022, na Paraíba, tivemos uma cobertura vacinal de 50,84% com homogeneidade de 14,08%. Apenas 33 municípios paraibanos atingiram a cobertura vacinal de 95%. Então, essa nossa reunião hoje é para que a gente possa fortalecer e intensificar com os municípios a vacinação contra a febre amarela para melhorar as coberturas vacinais,” alertou.

A SES informa à população que a vacinação contra febre amarela é de livre demanda, ou seja, o acesso à vacina acontece sem a necessidade de agendamento prévio, é só ir até uma sala de vacinação e tomar a vacina.

 

Secom

Últimas notícias

Crise no Botafogo-PB: técnico Bernardo Franco e diretor de futebol são demitidos após goleada

O Botafogo-PB anunciou, na manhã deste domingo (1º), a demissão do técnico Bernardo Franco e…

1 de fevereiro de 2026

VIROU PASSEIO: com hat-trick de Éverton Heleno, Campinense marca quatro vezes e atropela o Botafogo, no Amigão

Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…

1 de fevereiro de 2026

João Azevêdo prestigia desfile do artesanato e destaca desenvolvimento do segmento na Paraíba

O governador João Azevêdo prestigiou, na noite desse sábado (31), o Desfile Tramas Arretadas —…

1 de fevereiro de 2026

Orelhões se despedem das ruas da Paraíba e se tornam memória afetiva

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

1 de fevereiro de 2026

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC) desde o fim de 2025,…

1 de fevereiro de 2026

Ex-policial penal é preso suspeito de comandar tráfico de drogas em João Pessoa

Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na noite do último sábado…

1 de fevereiro de 2026