Categorias: Saúde

SES recebe notificação que confirma primeiro caso de contaminação de KPC em criança

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), uma notificação do Hospital da Unimed em João Pessoa sobre o primeiro caso confirmado de contaminação pela bactéria KPC em uma criança de seis meses de idade na UTI pediátrica.

Na notificação enviada à SES, o Hospital da Unimed informa que a criança apresentava quadro de infecção pulmonar. No dia 11 de abril, segundo a notificação, foi realizado o isolamento da bactéria KPC por secreção traqueal. Porém, as autoridades de saúde do Estado da Paraíba só receberam o documento notificando o caso com a data desta terça-feira (14).

Comunicação tem que ser imediata – De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, as unidades de saúde públicas e privadas devem notificar à SES imediatamente após a comprovação de contaminação pela bactéria KPC.

“Primeiro por ser uma notificação recomendada pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária e também para mostrar que o estabelecimento de saúde está vigilante sobre o que ocorre nas suas dependências”, destaca Júlia.

Nota técnica – A Secretaria de Estado da Saúde vai distribuir nota técnica direcionada à rede hospitalar do Estado da Paraíba, fazendo recomendações para os cuidados essenciais que devem ser adotados no sentido de evitar a contaminação pela bactéria KPC.

A decisão foi tomada em uma reunião com a presença de representantes da Gerência de Vigilância em Saúde, Agência de Vigilância Estadual (Agevisa), Laboratório Central (Lacen) e Hospital Edson Ramalho.

“Serão realizadas visitas a todos os hospitais, públicos e privados, que tenham Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para evitar uma reincidência da bactéria. Vamos levar uma nova ficha de notificação de microorganismo multirresistente que deverá ser preenchida pelos hospitais”, disse a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz.

Recadastramento – Outra medida adotada pela Secretaria é o recadastramento das comissões de controle de infecção hospitalar dos estabelecimentos de saúde e a cobrança de informações mensais sobre infecção. “Estamos reforçando a necessidade da informação mensal de culturas de microorganismos multirresistentes em todos os pacientes que vão precisar ficar na UTI, principalmente, aqueles que chegam de outros hospitais”, acrescentou.

Higiene – Segundo Júlia Vaz, a higiene, uma medida simples como lavar as mãos quando sair de um paciente para outro, ainda é uma das maiores armas contra a KPC e todo tipo de infecção. Ela informou ainda que o uso do álcool gel deverá ser prioritário nos hospitais.

KPC – A Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC) é uma mutação genética responsável por tornar a bactéria resistente aos principais grupos de antibióticos utilizados no tratamento de pacientes debilitados, que geralmente ficam em UTI, por isso, ela é conhecida como multirresistente.
 

Secom-PB

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026