A Paraíba o tempo todo  |

SES distribui mais de 55 mil doses de vacina e aguarda novo lote

Com a vacinação na Paraíba em ritmo acelerado em vários públicos com a primeira, segunda e dose de reforço, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) conclui nesta segunda-feira (04), a distribuição das mais de 55 mil doses do imunizante para todos os municípios do Estado. Mais uma vez uma grande logística foi montara para fazer a distribuição das doses de forma aérea e terrestre.

Somente neste domingo (03), a SES distribuiu   55.458 doses de vacinas. Os imunizantes da Pfizer/Comirnaty serão destinados à aplicação da dose de reforço em idosos com mais de 70 anos, pessoas com alto grau de imunossupressão e profissionais da saúde.


De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, no dia 07 de outubro, serão entregues, ainda, 30.594 doses do mesmo imunizante e 19.570 da Coronavac/Butantan para completar o esquema vacinal da população de 18 a 59 anos.


Com o envio das duas remessas, a Paraíba contabiliza um total de 4.782.844 doses distribuídas aos municípios. Até o momento, 2.739.655 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.426.199 completaram os esquemas vacinais, onde 1.363.453 tomaram as duas doses e 62.746 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 936 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 12.848 doses de reforço na população com idade a partir de 70 anos.


O secretário reforça que é necessário um empenho dos municípios para que a população complete o esquema de duas doses e destaca que nenhuma remessa de entrega de D2 está atrasada. “É importante manter a busca nos territórios para fechamento dos esquemas. Tivemos uma adesão de mais de 50 mil pessoas no Dia D o que, sem dúvida, realça a cobertura vacinal da Paraíba”, destaca.


De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, o Ministério da Saúde incluiu o grupo dos trabalhadores da saúde aptos a tomarem a dose de reforço. Ele explica que a administração segue a dos idosos, sendo aplicada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).


O secretário Geraldo Medeiros, destacou ainda que a redução do intervalo entre as doses da vacina Pfizer vai acontecer para quem está abrindo esquema vacinal a partir desta remessa. 
“Quem recebeu a primeira dose da vacina produzida pela Pfizer a partir desta distribuição, tomará a segunda dose depois de oito semanas. Para a população que recebeu a primeira dose deste fabricante anteriormente, está mantido o intervalo de 12 semanas, conforme assinalado no cartão de vacina”, explica.


Com o envio destas doses, a Paraíba contabiliza um total de 4.939.940 doses recebidas.  Até o momento, 2.757.810 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.454.699 completaram os esquemas vacinais, onde 1.391.916 tomaram as duas doses e 62.783 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 1.278 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 17.034 doses de reforço na população com idade a partir de 70 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 4.805.400 doses de vacina aos municípios.

SL

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe