A Paraíba o tempo todo  |

SES confirma 2 casos de influenza A, descarta 1 e notifica mais 3

 

Números da gripe: 44 casos suspeitos, 10 confirmados
(um óbito), 21 descartados e 13 em investigação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou mais dois casos de influenza A-H1N1, descartou um e notificou mais três suspeitas da doença, na Paraíba. Os pacientes que tiveram o resultado positivo para o novo vírus são um professor de 35 anos, residente no município de Cabedelo, e uma estudante, de 18 anos, moradora de João Pessoa. Ele continua em isolamento hospitalar e a jovem já está curada e teve alta médica. Desde o surgimento da nova gripe, foram notificados 44 casos suspeitos no Estado, sendo 10 confirmados (com um óbito), 21 descartados e 13 em investigação.

A jovem participou do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília (DF), o mesmo em que esteve presente o estudante de enfermagem que morreu no último dia 28, vítima de uma doença obstrutiva crônica. Ele era um caso confirmado de H1N1 no Estado. Já o professor, que está internado em um hospital privado da Capital, teve os sintomas gripais, acompanhado de dispnéia e pneumonia.

Grave, mas descartado – O resultado descartado foi do bebê de seis meses de idade, que está internado no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa. O menino mora no Rio de Janeiro e veio à Paraíba com os pais. Ele deu entrada no hospital no dia 25 de julho com tosse, dispnéia (falta de ar), bronquiolite e chegou a ser internado na UTI em estado grave.

“O protocolo do Ministério da Saúde orienta que seja feito o monitoramento das doenças respiratórias agudas graves, para priorizar a assistência aos casos graves ou com potencial de complicação. No entanto, nem todos os casos monitorados têm como causa o H1N1, como o desse bebê, por exemplo, que mesmo sendo um caso grave, o resultado do exame descartou a infecção pelo vírus H1N1”, disse Nadja Rocha, gerente de Vigilância Epidemiológica da SES.

Novas suspeitas – Os três novos casos suspeitos são de um vendedor de 27 anos, de João Pessoa; uma adolescente grávida de 17 anos, de Bayeux, e uma estudante de 16 anos, de Catolé do Rocha. Os dois primeiros estão internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na Capital, com síndrome gripal (febre, tosse) acompanhada de dispnéia. Além desses sintomas, a estudante também apresentou artralgia (dor nas articulações), dor de garganta e teve diagnóstico de pneumopatia crônica. Ela tem família na Capital e foi atendida no HULW. Como teve queda de plaquetas no sangue e sintomas compatíveis com dengue, a estudante não ficou internada, mas está sendo monitorada diariamente. 

 

Secom
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe