Categorias: Saúde

SES capacita profissionais de saúde sobre Coronavírus

PUBLICIDADE

Os profissionais de saúde da rede de assistência pública e privada da Paraíba participam de uma capacitação sobre manejo clínico do coronavírus (COVID-19), nesta quarta-feira (19), às 13h30, no auditório de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de apresentar o fluxo mediante suspeita de casos da doença na Paraíba, bem como hospitais de referência, e a utilização correta dos equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Desde o primeiro alerta para coronavírus emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 31 de dezembro, as autoridades mundiais iniciaram as providências para a contenção do vírus. No Brasil, o Ministério da Saúde criou o Centro de Operações de Emergência (COE). De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, Talita Tavares, a SES já realizou a definição de fluxos e protocolos determinados pelo COE. “Este encontro com os profissionais de saúde é uma das iniciativas da vigilância para manter o fluxo de prevenção e isolamento, caso exista algum quadro suspeito do vírus no Estado”, explica a gerente.

O último boletim do Ministério da Saúde informa que caiu para três o número de casos suspeitos de COVID-19. As suspeitas estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, com uma investigação em São Paulo, uma no Paraná e duas no Rio Grande do Sul. Até agora, 45 casos já foram descartados em todo o Brasil, que permanece sem registro da doença. De acordo com o médico infectologista, Fernando Chagas, por se tratar de uma transmissão respiratória e de propagação pelo contato é preciso que os profissionais estejam atentos para saber como agir frente a um caso suspeito, ou de confirmação do Coronavírus.

“É no intuito de orientar os profissionais da rede hospitalar que estaremos fazendo esta capacitação, para compartilhar as informações mais recentes e o mais importante reforçar o fluxo de atendimento e abordagem em caso de síndrome gripal que pode ser o COVID-19”, ressalta o infectologista. Participarão da palestra e dos debates cerca de 200 profissionais, entre médicos, técnicos e enfermeiros da rede pública e do serviço privado.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corinthians vence Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…

21 de dezembro de 2025

Em nota, PSB-PB lamenta morte de Edmilson Soares e diz que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de JP e PB

O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…

21 de dezembro de 2025

Cena do filme O Agente Secreto resgata lembranças da lenda urbana recifense da Perna Cabeluda

Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…

21 de dezembro de 2025

Campina Grande inicia semana com mais de 670 oportunidades de emprego; confira vagas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

21 de dezembro de 2025

Ano novo, emprego novo: Paraíba tem mais de 500 vagas de emprego em várias cidades no final do ano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…

21 de dezembro de 2025

Polícia prende em flagrante homem suspeito de arrastar esposa pelo pescoço em restaurante no Vale do Piancó

Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…

21 de dezembro de 2025