A Paraíba o tempo todo  |

Serviços de saúde mental oferecem apoio a pacientes e familiares na PB

A Paraíba conta atualmente com 264 Serviços de Saúde Mental, sendo 110 a quantidade de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Estado. Desde o ano passado, a Coordenação de Saúde Mental e outras instituições envolvidas com o tema, desenvolveram uma parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para construir o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio.

 

Para isso, foi montado um grupo de trabalho que visa melhorar o apoio aos pacientes e familiares. No Estado, a prevenção e atendimento às demandas que incluem ideação e tentativas de suicídio são contínuas através da rede pública, por meio dos serviços estaduais e municipais que oferecem cuidado em saúde mental. A Rede de Atenção Psicossocial dispõe de pontos de atenção à saúde para pessoas com transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para questões relacionadas às tentativas de suicídio, existe a Rede Urgência e Emergência, cujos pontos de atenção incluem o Samu; a Sala de Estabilização; a UPA 24 horas; as portas hospitalares de atenção à urgência/ pronto socorro em Hospital Geral e as Unidades Básicas de Saúde.

 

A população também pode contar com os Caps e Ambulatórios de Saúde Mental. Nestes locais, os pacientes recebem atendimento próximo da família, assistência médica especializada e o cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde. Quando recomendado pelo médico, o SUS disponibiliza gratuitamente os medicamentos que podem auxiliar no tratamento. A existência de Caps no município reduz em 14% o risco de suicídio, aponta o Ministério da Saúde.

 

 

 

Redação

 

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe