A Paraíba o tempo todo  |

Secretário de Saúde alerta que Campina Grande pode chegar a 760 casos de Covid-19 se reduzir isolamento domiciliar

As vésperas do prefeito Romero Rodrigues (PSD), anunciar as mudanças no plano de combate ao novo coronavírus, o secretário de Saúde de Estado, médico Geraldo Medeiros, alertou que os casos da pandemia podem ter um salto significativo caso o isolamento social seja afrouxado.

Com o mesmo rigor do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Geraldo Medeiros disse que os casos da Covid 19 podem extrapolar os 700, devendo inclusive haver óbitos. O secretário observou que, caso as medidas de prevenção ao novo coronavírus sejam reduzidas, haverá ainda risco de superlotação nos hospitais até o meio do mês de maio, que não terão capacidade de receber todos os pacientes infectados com a doença. O distanciamento social ainda é a melhor maneira de impedir o avanço do novo coronavírus.

Conforme o secretário, os dados são baseados em uma plataforma que faz um levantamento estatístico de consultoria e projeções. As fontes desse levantamento são o Ministério da Saúde e sites que mostram a curva de crescimento no número de casos confirmados, mortes, entre outros detalhes, como o Covid Trends e o Worldometer.

A projeção de 760 casos na região de Campina Grande, conforme Geraldo Medeiros, é o pior cenário a ser avaliado. O cenário menos ruim é que, com o isolamento social mais branco, pelo menos 160 casos sejam confirmados até o dia 10 de maio.

Além disso, a nível estadual, o secretário afirmou que o pico de incidência dos casos confirmados deve acontecer na segunda quinzena de abril e também no mês de maio. Por isso ele ressalta a importância do isolamento social.

O comércio de Campina Grande permanece fechado para conter avanço do novo coronavírus. A cidade confirmou três casos até o momento. Agora a pouco no JPB primeira edição, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, reafirmou a necessidade da cidade manter o isolamento social como forma de conter o avanço do Covid 19.

O alerta dos dois secretários foi feito após o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, confirmar nesta segunda-feira (13), durante entrevista concedida à Rádio Correio FM, que as atividades econômicas na cidade serão flexibilizadas a partir do próximo dia 20 e anunciou que, já nesta terça-feira, 14, apresentará proposta de ação da abertura gradual e de forma experimental do comércio campinense.

Conforme Romero Rodrigues, tudo será feito no sentido de beneficiar a economia e, ao mesmo tempo, evitar a disseminação do Covid-19 na cidade.

Na visão do prefeito, o comércio deve, até o próximo dia 20, se preparar e se equipar para dar proteção aos trabalhadores e ao público em geral.

“A meta é se planejar melhor o setor econômico local com um plano de proteção de vida das pessoas diante da pandemia. A nossa meta, neste momento, é, sobretudo, a precaução e cuidado com a vida. Sem vida não haverá comércio”, acrescentou.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe