A Paraíba o tempo todo  |

Secretaria notifica dois casos suspeitos e monitora gripe suína na Paraíba

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou dois casos importados de gripe A na Paraíba, sendo um deles enquadrado como ‘suspeita’ e outro ‘em monitoramento’. O caso suspeito é de um estudante de 14 anos, que mora em Campina Grande. Já o monitoramento está sendo feito a um servidor público federal de 38 anos, morador de João Pessoa. O Laboratório Central do Estado (Lacen) já colheu amostras de secreções respiratórias das duas pessoas.

O material coletado passará por análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), e a confirmação ou descarte dos casos deve sair até a próxima semana.
Segundo investigação feita pela Gerência de Respostas Rápidas da SES, o adolescente chegou do Canadá há uma semana e, na segunda-feira (25), apresentou febre de 38,5 graus e tosse. O caso em monitoramento, o do servidor público, foi detectado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em um aeroporto de São Paulo, onde desembarcava dos Estados Unidos, no sábado (23).

A gerente de Respostas Rápidas, Diana Pinto, lembrou que todas as medidas tomadas pela SES, inclusive a notificação ao Ministério da Saúde, são preventivas, pois até agora não há registros de casos confirmados no Estado. Entre o final de abril e o início deste mês, a SES notificou outros dois casos, um em Patos e outro em João Pessoa, que foram descartados por exames laboratoriais.

No Brasil, até a terça-feira (26), foram confirmados nove casos da doença nos estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Os primeiros oito pacientes confirmados já receberam alta médica. O Ministério da Saúde considera que não há evidências de sustentabilidade da transmissão autóctone (dentro do território nacional) com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México.
 

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe